XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã reuniu cerca de 160 participantes em São Luís

27 de novembro de 2018

A XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã (XIII CBCC) reuniu, de 21 a 23 de novembro em São Luís (MA), cerca de 160 pesquisadores, docentes, estudantes, profissionais e representantes da sociedade para debater o tema “Comunicação, Direitos Humanos e Diversidade”.

Esta edição marca uma nova fase do evento, agora sob a tutela da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom), criada oficialmente na 12ª edição da então Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, em 2017 em Juiz de Fora (MG).

A XIII CBCC foi organizada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Universidade Ceuma e a Faculdade Estácio de São Luís. “Pela primeira vez, a conferência foi realizada no Nordeste, e isso tem um grande valor”, destaca Ricardo Alvarenga, vice-coordenador da comissão organizadora local e diretor de finanças da ABPCom. “Foi também a primeira vez em que os cursos de Comunicação da cidade de São Luís do Maranhão se juntaram para realizar colaborativamente um evento. Em nossa sociedade atual, que é tão fragmentada, construir relações e fomentar essa integração é muito importante, tanto para os alunos e docentes quanto também para as próprias universidades e para o campo da Comunicação.”

A programação da XIII CBCC incluiu três conferências, mostra de vídeos, uma feira de economia colaborativa e sessões de apresentação de trabalhos.

Na conferência de abertura, no dia 21 de novembro, o professor Alfredo Wagner Berno de Almeida, pesquisador sênior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), abordou o tema central, traçando um panorama dos direitos humanos no Brasil. No dia seguinte, a conferência “Comunicação e Direitos Humanos” foi apresentada pelo professor Adilson Vaz Cabral Filho (UFF), que recuperou a trajetória da comunicação como um direito humano. No dia 23, a terceira e última conferência girou em torno da temática “Comunicação e Diversidade”, proferida pelo professor Francisco Gonçalves da Conceição (UFMA), atual secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão.

Nos dias 22 e 23, a Mostra de Vídeo Cidadão exibiu curtas-metragens submetidos por estudantes sobre direitos humanos e diversidade. Além disso, a programação contou com quatro painéis temáticos: COMUNI em rede: organização e conhecimento em tempo de intolerância e fragilidade de laços comunicacionais; Arte, comunicação e cidadania; Jornalismo e Democracia; e Orçamento Participativo e Plataforma Digital Participa MA: Instrumentos de Participação Popular do Maranhão.

Os cinco Grupos de Trabalho (GTs) da XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã totalizaram 52 trabalhos, apresentados por pesquisadores de todas as regiões brasileiras. O GT 5 – Comunicação, Direitos Humanos e Diversidade foi criado especialmente para esta edição da conferência, ampliando os debates sobre o tema central.

Outro destaque da XIII CBCC foi a Feira de Mídia Cidadã, coordenada pela professora Aline Mendes (Estácio São Luís). Nos dias 22 e 23 de novembro, dez barracas venderam produtos como alimentos orgânicos de agricultores locais e comunidades quilombolas, artigos de brechó, roupas e acessórios de cooperativas e coletivos, entre outros. “O intuito foi fomentar a economia solidária e também oferecer produtos mais acessíveis para o público da conferência. Foram momentos muito ricos”, afirma Ricardo Alvarenga.

Por fim, a ABPCom definiu e divulgou a próxima Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã: a 14ª edição será realizada de 23 a 25 de outubro de 2019 na Universidade Federal Fluminense, com o tema “Sustentabilidade, autonomia e resistência da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa”.

A XIII CBCC foi promovida pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom), com realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Ceuma e da Faculdade Estácio de São Luís.

Mais informações no site da CBCC.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Coordenação: Rosinete de Jesus Silva Ferreira (UFMA)

Vice-Coordenação: Ricardo Costa Alvarenga (ABPCom/UMESP)

Comissão Feira de Mídia Cidadã: Aline dos Santos Mendes (Estácio de São Luís)

Comissão Cultural: Leticia Conceição Martins Cardoso (UFMA)

Comissão Cerimonial: Patricia Rakel de Castro Sena e Francinete Louseiro (UFMA)

Comissão de Comunicação: Polyana Amorim Chagas (Ceuma)

Comissão Científica: Protasio Cezar dos Santos (UFMA)

Comissão Vídeo Cidadã: Carlos Benedito Alves da Silva Junior (UFMA)

MOSTRA DE VÍDEO CIDADÃO

SESSÃO DIREITOS HUMANOS
“Cidadania: A nossa luta é pelo território” (00:14:16) – Célia Regina Trindade Chagas Amorim, Larissa Santos e Mariana Pereira (Universidade Federal do Pará e Rede Justiça nos Trilhos)

“Vitória: juventude de fé e luta” (00:11:43) – Elayne de Oliveira Andrade, Joaquim Grigório Cantanhêde Neto, José Rogenilson Paiva Silva, Luciano de Melo Sousa, Maria Clara Ferreira Mendes de Morais (Universidade Estadual do Piauí)

“GACC-MA, 31 Anos na luta pelos Direitos Humanos” (00:00:59) – Ana Beatriz Guterres Mendes, Daydson Wagner Soares de Lima, Gabriel Veloso Andrade e Amarilis Cardoso Santos (Faculdade Estácio de São Luís)

“Vozes Akwe-Xerente” (00:21:29) – Adriana Tigre Lacerda Nilo

SESSÃO DIVERSIDADE

“Uma questão de peso” (00:14:26) – Cristina Lorrân, Ewellyn Cristina, Jullyanne Pereira, Kleilson Nunes, Sammyla Maciel e Thallisson Nogueira (Faculdade Estácio de São Luís)

“Mulher, vencendo batalhas” (00:00:57) – Philipe Bessa Pinto, Priscila Teles Ericeira e Amarilis Cardoso Santos (Faculdade Estácio de São Luís)

“Irmãos da Cruz” (00:12:00) – David Damasceno (Universidade Federal do Ceará)

“Filhos de Santa Tereza” (00:17:30) – Rosinete de Jesus Silva Ferreira (Universidade Federal do Maranhão)

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br