Centro de Pesquisa da ECA-USP apresenta resultados de estudo sobre novos arranjos alternativos de trabalho no Jornalismo

29 de janeiro de 2019

O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), vinculado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), apresentará, no dia 15 de fevereiro em São Paulo, os resultados da pesquisa “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”.

A pesquisa, realizada entre setembro de 2016 e agosto de 2018 com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), mapeou 70 arranjos de trabalho jornalístico alternativos e/ou independentes dos meios corporativos na Grande São Paulo. Com direção da professora Roseli Fígaro, coordenadora do CPCT e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP e diretora de Relações Internacionais da Intercom, os 11 pesquisadores do CPCT investigaram como trabalham, como se sustentam e que tipo de jornalismo praticam esses arranjos alternativos e/ou independentes.

Participaram do estudo Agência Pública, Mídia Ninja, Jornalistas Livres, AzMina, Nós Mulheres da Periferia, Opera Mundi, Envolverde, É Nóis, entre outros. Muitos destes e dos demais arranjos investigados indicam a falta de sustentação econômica como o principal entrave à prática jornalística autônoma. A partir dos resultados da pesquisa, o CPCT oferece subsídios empíricos para se repensar o trabalho jornalístico na contemporaneidade.

Mais informações no site do CPCT.

SERVIÇO
Seminário de apresentação da pesquisa “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”.
Data: 15/02/2019
Local: Centro Universitário Maria Antônia. Rua Maria Antônia, 258 e 294. Vila Buarque, São Paulo.
Horário: 18h

Inscrições: goo.gl/yiePcV

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br