Alcar 2019 recebe trabalhos até 21/04

12 de fevereiro de 2019

O XII Encontro Nacional de História da Mídia, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) de 19 a 21 de junho de 2019 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, já abriu chamada: pesquisadores interessados têm até o dia 21 de abril para submeter trabalhos.

Com o tema central “A mídia e os estratos do tempo: memória, presente e futuros da mídia”, o evento pretende proporcionar o debate a partir de tópicos como:

- Trajetória, história e memória da mídia enquanto agente articulador entre experiências históricas, contemporâneas e futuras no campo da comunicação.
- A relação entre memória e história como um dos focos de tensão na compreensão das formas e modelos midiáticos a partir da compreensão do tempo presente.
- A articulação entre passado e futuro na experiência midiática brasileira em torno dos processos comunicativos tradicionais em articulação com os múltiplos futuros possíveis do imediato, dos hiperestímulos, e da fluidez entre a articulação da memória com o imaginário tecnológico.
- Antigas e novas formas de experiências comunicativas na sociedade informacional.
- Novas tecnologias de comunicação, processos, políticas midiáticas, de consumo e contínuos fluxos de transformação.
- Tensionalidades e encontros entre os espaços de experiência e os horizontes de expectativas, assim como a exploração do lugar da mídia nos modos de aquisição da experiência, com vistas a problematizar as singularidades, as regularidades e as estruturas de repetição em que a mídia surge como agente da história.

O Encontro Nacional da Alcar possui nove Grupos Temáticos: História do Jornalismo; História da Publicidade e da Comunicação Institucional; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia. Para os GTs, são aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia também são convidados a enviar propostas.

O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa apresentar o trabalho no evento e receber certificado de participação, e para que a produção conste nos anais do evento.

Clique aqui para visualizar as ementas dos GTs.

Mais informações no site do evento.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br