23 de abril de 2019
A Subcomissão que assessora a Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) deve finalizar ainda em abril a primeira versão de sua proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação de Propaganda e Publicidade. A partir deste documento preliminar, serão iniciadas as consultas a instituições de ensino superior (IESs) e, em seguida, as audiências públicas para coleta de sugestões.
A Subcomissão é formada por 11 representantes da área da Publicidade e Propaganda, incluindo representantes por região brasileira, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação de Profissionais de Propaganda Brasil (APP). “A proposta da Subcomissão é atualizar os cursos de Publicidade e Propaganda de forma a refletir a realidade do mundo do trabalho e do campo da pesquisa. Por isso, é fundamental que Instituições de Ensino Superior, professores e profissionais contribuam com ideias”, afirma o professor Fernando Ferreira de Almeida, vice-presidente da Intercom e representante da entidade na Subcomissão.
Após um breve período de coleta de sugestões junto a IESs, a proposta de diretrizes curriculares será discutida em sete audiências públicas em todas as regiões brasileiras (confira o calendário no quadro a seguir), contemplando os itens Fundamentos e Justificativas, e Proposta das Diretrizes: 1.Organização do curso; 2. Projeto Pedagógico; 3. Perfil do formando e do Egresso; 4. Competências: conhecimentos; habilitações; atitudes; e valores; 5. Conteúdos Curriculares.
A Subcomissão irá reunir todas as contribuições advindas das audiências públicas para elaborar o documento final, que deverá ser encaminhado ao CNE em setembro de 2019. A princípio, a audiência em que o CNE para aprovação das Diretrizes está prevista para outubro, em Brasília.
A Subcomissão foi oficialmente constituída pela Portaria CNE/CES nº 7, de 11 de março de 2019 e é composta por: Eneus Trindade Barreto Filho e Maria Clotilde Perez Rodrigues (ABP2); Fernando Ferreira de Almeida (Intercom); Luiz Carlos Ferreira Martins Corrêa (APP); Fábio Hansen (UFPR) e Juliana Pettermann (UFSM), representantes da Região Sul; Luciano Mendes (UnB), representante da Região Centro-Oeste; Luiz Cezar Silva dos Santos (UFPA), representante da Região Norte; Rodney de Souza Nascimento (USJT), representante da Região Sudeste; Rogerio Luiz Covaleski (UFPE), representante da Região Nordeste. Os trabalhos da Subcomissão são coordenados por Joaquim José Soares Neto, relator da Comissão da CES/CNE responsável pela elaboração das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação de Publicidade e Propaganda.
Confira o calendário de audiências públicas e participe!
CALENDÁRIO – Audiências públicas regionais
Região |
Cidade |
Data |
Evento/Local |
CENTRO-OESTE |
Goiânia |
23/05/2019 |
Durante Congresso Regional Intercom |
SUDESTE |
São Paulo |
22/05/2019 |
Durante Colóquio de Graduação do X Propesq |
Vitória |
04/06/2019 |
Durante Congresso Regional Intercom |
|
NORDESTE |
São Luís |
31/05/ 2019 |
Durante Congresso Regional Intercom - (Fórum Ensicom) |
NORTE |
Belém |
17/06/2019 das 9h às 14h |
Auditório da SEG na Universidade Federal do Pará (UFPA) |
Parintins (AM) |
25/06/2019 das 16h30 às 18h |
Durante Congresso Regional Intercom |
|
SUL |
Porto Alegre |
20/06/2019 |
Durante Congresso Regional Intercom |
NACIONAL |
Brasília |
Outubro (data a definir) |
Sede CNE |
SÃO PAULO - SP
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