FÓRUM ENSICOM: CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO NOS CINCO REGIONAIS INTERCOM

01 de maio de 2019

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) convida docentes, estudantes e profissionais para participar ativamente dos debates sobre ensino e pesquisa no campo da Comunicação, a serem realizados nas cinco edições regionais do Fórum Ensicom. Os encontros serão realizados no âmbito dos congressos regionais da Intercom entre maio e junho de 2019 (veja calendário no quadro abaixo). A programação do Ensicom nos regionais inclui mesas de discussão sobre o ensino e a pesquisa em Comunicação nas respectivas regiões, bem como cinco audiências públicas comandadas pela Subcomissão que assessora a Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação na redação da proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação de Propaganda e Publicidade.

Segundo o professor Robson Bastos (Unisanta/Unitau), coordenador nacional do Fórum Ensicom, cada uma das cinco edições regionais do Fórum Ensicom neste ano terá duas mesas: uma focada na discussão das diretrizes de Publicidade e Propaganda, como parte integrante do calendário de audiências públicas estabelecido pela CES/CNE e com a presença de pelo menos um membro da Subcomissão; e outra mesa que discutirá a pesquisa em Comunicação atualmente realizada nas respectivas regiões. “O Ensicom inicia em 2019 um projeto de médio prazo que pretende mapear a pesquisa em Comunicação nos cinco cantos do Brasil, buscando traçar um panorama dessa pesquisa em termos de volume e de conteúdo”, explica. “Neste ano, teremos professores pesquisadores e grupos de pesquisa de cada região nas mesas dos respectivos fóruns regionais. Esse mapeamento regional inicial será apresentado no Fórum Ensicom nacional, a ser realizado em setembro na Universidade Federal do Pará durante o congresso nacional da Intercom.” Além disso, o e-book anual do Ensicom, cujo lançamento está programado para dezembro de 2019, deverá incluir um artigo sobre a pesquisa realizada em cada região.

Já as mesas sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Publicidade e Propaganda serão uma oportunidade única para a comunidade acadêmica de todas as regiões brasileiras conhecer a proposta e fazer sugestões. “Nossa expectativa é de que as mesas atraiam estudantes, professores, coordenadores de curso e profissionais para cumprir de fato o objetivo dessas audiências, que é promover o diálogo aberto sobre como os cursos de graduação podem refletir melhor o mundo do trabalho e o campo da pesquisa atuais.”

Confira o calendário preliminar do Fórum Ensicom nos congressos regionais Intercom e participe!

REGIONAL

FÓRUM ENSICOM

Intercom Centro-Oeste
22 a 24 de maio
UFG – Goiânia (GO)

23 de maio
(horário a definir)

Intercom Nordeste
30 de maio a 1º de junho
UFMA – São Luís (MA)

31 de maio
(horário de definir)

Intercom Sudeste
3 a 5 de junho
UFES – Vitória (ES)

4 de junho
Mesa 1 – Diretrizes de PP: das 14h às 15h45.
Mesa 2 – Ensino e pesquisa no Sudeste: das 16h às 18h.

Intercom Sul
20 a 22 de junho
UniRitter - Porto Alegre (RS)

20 de junho
Mesa 1 – Diretrizes de PP: das 14h às 15h45.
Mesa 2 – Ensino e pesquisa na região: das 16h às 18h.

Intercom Norte
24 a 26 de junho
UFAM – Parintins (AM)

24 de junho
Mesa 1 – Ensino e pesquisa na região: das 16h às 18h.
25 de junho
Mesa 2 – Diretrizes de PP: das 16h30 às 18h.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

LEIA TAMBÉM:

SUBCOMISSÃO INICIA CONSULTAS SOBRE DIRETRIZES DA GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br