Tese sobre midiatização esportiva vira livro

28 de maio de 2019

O livro “A Analítica da Midiatização Esportiva: estratégias discursivas das colunas/istas Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 na Folha de S.Paulo” (Appris) foi lançado pelo jornalista, radialista e professor universitário de Santa Maria (RS), Gilson Piber. O trabalho é resultado de tese de doutorado defendida em 2016, na Unisinos-RS, com orientação do professor Antonio Fausto Neto, que assina o prefácio do livro.

A publicação examina a analítica da midiatização esportiva por meio das estratégias discursivas das colunas redigidas por Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 no jornal Folha de S. Paulo. O autor dimensiona a importância dos estudos sobre midiatização associada às diferentes práticas sociais que funcionam no âmbito da organização social e como ela afeta, especificamente, as práticas jornalísticas, de acordo com o trabalho de várias operações tecno-discursivas. Ainda enfatiza a coluna, que é uma das instâncias do ambiente do jornal, por meio do qual se dão também operações de midiatização do jornalismo.

O livro volta-se para o interesse dos vorazes leitores das colunas. Nesse caso, o estudo do autor ajuda-os a elegerem pistas de como ler as colunas segundo outras “chaves de leitura”, que vão além dos preconceitos e preferências pessoais, esportivas e clubísticas. Em segundo lugar, para leitores que estudam o funcionamento dos discursos sociais, como os de natureza jornalística, e que estão situados em diferentes “janelas” de disciplinas e áreas de conhecimentos. Especificamente, os pesquisadores, estudantes em Comunicação e analistas das discursividades jornalísticas.

Gilson Piber é doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos-RS, mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul-SC e especialista em Ciência do Movimento Humano pelo CEFD/UFSM-RS. Jornalista formado pela UFSM-RS, integra a Coordenadoria de Comunicação Social da mesma universidade, com atuação nas rádios Universidade 800 AM e UniFM 107,9 MHz, de Santa Maria (RS). É, também, professor do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN-RS).

“Enxergamos no jornalismo esportivo uma área instigante de atuação profissional, assim como um vasto campo para a pesquisa acadêmica”, destaca o autor. Ele comenta, ainda, que “a analítica é uma atividade de leitura e de interpretação do mundo, conforme práticas que envolvem objetos vários, mas no caso, os dispositivos tecno-discursivos midiáticos. E, nessas condições, cada colunista, no caso em estudo, elege modelos e estratégias de leitura para ver a cena esportiva, ainda mais numa Copa do Mundo, acontecimento complexo cuja processualidade existe, pois o certame estrutura-se em torno de um calendário que envolve três fases – um antes, um durante e um depois, segundo a mobilização de processos narrativos.”


O livro pode ser adquirido no site da Editora Appris (para obter desconto, insira o código NTSHD) ou nos sites da Submarino, Amazon, Americanas, Shoptime, Livraria Florence e Martins Fontes Paulista.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br