Até 01/07: GP Comunicação e Cultura Digital da Intercom recebe artigos para livro

11 de junho de 2019

O Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Cultura Digital da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) organizará um livro eletrônico (e-book) com uma seleção de trabalhos apresentados em seu encontro nacional de 2019, a ser realizado durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

As submissões para o GP Comunicação e Cultura Digital e dos outros 33 GPs da Intercom vão até o dia 1º de julho e devem ser feitas pelo sistema on-line da entidade. Para o livro, serão aceitos textos de doutores, doutorandos e mestres, bem como de graduados e mestrandos, desde que em parceria com um/a autor/a com título ao menos de mestre. No arquivo submetido, é necessário indicar que o trabalho deverá ser avaliado também para o livro, com a inclusão de uma segunda nota de rodapé ao título do artigo (na primeira página), utilizando o modelo-padrão de textos de GPs da Intercom. Mais informações e submissões no Portal Intercom.

Intitulada “Fluxos comunicacionais em redes sociotécnicas: repercussões das micro-narrativas ao big data”, a obra será uma coletânea de artigos apresentados durante o encontro, organizada por Beatriz Polivanov (UFF), Willian Araújo (UNISC), Caio Oliveira (PUC-MG) e Tarcízio Silva (UFABC).

Os organizadores pretendem reunir textos que abordem as múltiplas implicações que a circulação de narrativas e grandes dados gera no contexto das redes sociotécnicas em termos de fluxos comunicacionais, buscando explorar conflitos e negociações emergentes dentre diversos agentes e instituições.

“A necessária observação da midiatização da sociedade sob o prisma das tecnologias digitais interativas direciona, portanto, a chamada de trabalhos para esta publicação”, afirma a professora Beatriz Polivanov, coordenadora do GP de Comunicação e Cultura Digital.

Assim, é encorajado o envio de artigos que tratem, a partir de abordagens quali e/ou quantitativas, das emergentes questões relacionadas a:

- Manipulações algorítmicas das plataformas digitais;
- Circulação de narrativas que visam questionar práticas sociais e reivindicar

construções identitárias;
- Repercussões online de acontecimentos;
- Convocação a modos de ativismo;
- Vigilância, monitoramento e uso de dados;
- Propagação de fake news;
- Relações de poder norte-sul.

LEIA TAMBÉM:

INTERCOM 2019: INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES ABERTAS

INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DE OFICINAS E MINICURSOS

CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

PUBLICOM RECEBE PROPOSTAS DE OBRAS PARA LANÇAMENTO NO CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br