INTERCOM SUL 2019 FOI MARCADO POR PESQUISAS E DEBATES SOBRE TEMAS SOCIAIS

2 de julho de 2019

A temática central dos congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em 2019 – “Fluxos comunicacionais e crise da democracia” – deu o tom das atividades do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul 2019), realizado de 20 a 22 junho no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), em Porto Alegre.

“Além das mesas temáticas e da conferência de abertura, questões sociais associadas à Comunicação foram abordadas por grande parte dos trabalhos apresentados nas sessões de Divisões Temáticas e do Intercom Júnior”, afirma a professora Cristiane Finger (PUCRS), diretora regional Sul da Intercom. “Houve uma sintonia muito grande entre os trabalhos, com temas como gênero, sustentabilidade, democracia e outros relacionados à sociedade.”

Mais de 1.500 trabalhos foram submetidos ao Intercom Sul 2019, entre Divisões Temáticas, Intercom Júnior e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), cuja cerimônia de premiação, na manhã de 22 de junho, garantiu o encerramento apoteótico do congresso regional. “Neste ano de crise econômica e grandes incertezas nas instituições de ensino superior, o Intercom Sul surpreendeu. Tivemos não só um crescimento no número de inscrições, que chegou perto de 2 mil, como um público muito engajado e animado. A premiação da Expocom fez todo o esforço de organização valer a pena: no auditório completamente lotado, os estudantes cantavam em coro e vibravam a cada anúncio de vencedor. Esta é a geração que estará organizando congressos científicos no futuro, e é dessa seriedade e felicidade que a pesquisa em Comunicação precisa para se fortalecer”, avalia a professora Cristiane Finger.

Outros pontos altos do congresso foram a conferência de abertura, em que Emerson Urizzi Cervi (UFPR) e Felipe Pena (UFF) debateram “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”; a audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Publicidade e Propaganda, no âmbito do Fórum Ensicom; e o Colóquio Brasil-Argentina, que teve quatro mesas com pesquisadores dos dois países.

Para a diretora regional Sul, o que fica após o congresso é a sensação de missão cumprida. “O tamanho do congresso foi desafiador, com um grande número de congressistas e sessões de apresentação de trabalhos lotadas, mas, graças aos docentes e alunos que vestiram a camisa do Intercom Sul 2019, a UniRitter conseguiu realizar um evento bem-organizado e com um astral excelente”, completa a professora Cristiane Finger.

BORA PRA BELÉM

Neste ano, a Comissão Organizadora do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), composta por professores, pesquisadores e estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), marcou presença em todos os cinco congressos regionais da Intercom, com o objetivo de dar sua contribuição às organizações locais e de divulgar o nacional. Em Porto Alegre, as pesquisadoras Suzana Cunha Lopes e Suelen Miyuki foram as representantes de Belém.

Como nos demais regionais, elas ministraram o minicurso “Consumo midiático de jovens: pistas sobre como investigar”, compartilhando arranjos metodológicos de uma pesquisa desenvolvida em rede pela UFPA com parceiros do Nordeste e do Sul. Alunos de graduação, alguns em processo de TCC ou realizando iniciação científica, participaram do minicurso.

Além disso, a professora Suzana Cunha Lopes coordenou uma sessão do Intercom Júnior Interfaces Comunicacionais. “Me impressionaram positivamente as temáticas dos trabalhos com viés social evidente, tratando de política, acessibilidade e educação”, comenta.

As duas representantes da UFPA também estiveram presentes na audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Publicidade e Propaganda, durante o Fórum Ensicom. “A mesa do Ensicom discutiu os parâmetros curriculares do curso, o perfil do egresso e a necessidade de fortalecer a área da Comunicação. Foi ressaltado também que o processo de ensino-aprendizagem na área precisa se renovar, a partir de uma perspectiva em que a construção do conhecimento se dá no diálogo entre alunos e professores, e não na transmissão do conteúdo. Nesse sentido, foi destacada a importância da formação de profissionais preparados para uma realidade ainda mais complexa e abertos ao trabalho interdisciplinar”, afirma Suelen Miyuki. “Essas discussões realizadas no Ensicom foram bastante produtivas e, com certeza, vão reverberar no Intercom nacional, em que o assunto será debatido com representantes de todas as regiões do Brasil”, completa a professora Suzana.

No encerramento do Intercom Sul 2019, durante a premiação do Expocom, as duas integrantes da organização do congresso nacional exibiram um vídeo de divulgação do Intercom 2019 em Belém e sortearam livros da Editora da UFPA. “Foi um momento cheio de energia, com os congressistas superanimados para a próxima parada em Belém. Durante o congresso, também conversamos com alunos e professores, estimulando a ida ao Intercom nacional e tirando dúvidas sobre como inscrever trabalhos e encontrar voos mais em conta”, afirma a professora Suzana.

Para Suzana e Suelen, a organização local na UniRitter e a animação dos congressistas foram os destaques do Intercom Sul 2019: “O congresso foi movimentado e os participantes mostraram grande entusiasmo. É esse o clima que queremos em Belém”.

O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019) será realizado de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, com o tema central “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”. O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para até 8 de julho de 2019, lembrando que os autores devem ter feito a inscrição no congresso para enviar trabalhos (sendo dia 4 de julho o último dia para pagamento da taxa).

Para inscrição e submissão, acesse o Portal Intercom.

O site oficial do Intercom 2019 divulga novidades e informações, como descontos em passagens aéreas e hospedagem oferecidos a congressistas, informações turísticas, dicas de gastronomia e de deslocamento na cidade.

Siga o Intercom 2019 no Facebook e no Instagram (@intercomnacional) para acompanhar as novidades.

LEIA TAMBÉM

INTERCOM SUDESTE 2019: 1.500 INSCRITOS NO PRINCIPAL CONGRESSO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO

COM CERCA DE 2 MIL INSCRITOS, INTERCOM NORDESTE 2019 REUNIU COMUNIDADE ACADÊMICA DE TODA A REGIÃO

INTERCOM CENTRO-OESTE 2019 RECEBEU CERCA DE 500 PARTICIPANTES EM GOIÂNIA

INTERCOM 2019 CONFIRMA RAMÓN SALAVERRÍA, DA UNIVERSIDADE DE NAVARRA, NA CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO CICLO DE ESTUDOS

INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DE OFICINAS E MINICURSOS

CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

PUBLICOM RECEBE PROPOSTAS DE OBRAS PARA LANÇAMENTO NO CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019

INTERCOM 2019: INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES ABERTAS

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br