LEGADO DE JOSÉ MARQUES DE MELO FOI TEMA DE PALESTRA NO CONGRESSO MUNDIAL DA IAMCR, EM MADRI

31 de julho de 2019

No último dia 10 de julho, uma sessão especial celebrou os pioneiros da pesquisa em Comunicação durante o congresso anual da Associação Internacional de Pesquisa em Mídia e Comunicação (International Association for Media and Communication Research - IAMCR), realizado de 7 a 11 de julho na Universidad Complutense de Madrid, na Espanha. Na ocasião, o professor Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), fez uma breve apresentação sobre o legado de José Marques de Melo, que faleceu em 20 de junho de 2018.

A mesa “La memoria de la investigación en Comunicación en América Latina/The memory of Latin America Communication Research” (A memória da pesquisa em Comunicação na América Latina) foi uma iniciativa da Associação Latino-Americana de Investigadores das Ciências da Comunicação (Alaic), com o intuito de homenagear a contribuição dos professores Marques de Melo, Héctor Schmucler (Argentina), Mario Kaplún (Argentina/Uruguai) e Luis Ramiro Beltrán (Bolívia) para o campo comunicacional na região e no mundo. Além de Giovandro Ferreira, participaram da mesa Fernando Oliveira Paulino (UnB/Alaic), Edgardo Carniglia (Universidad Nacional de Rio Cuarto, Argentina), Ana Regina Rêgo (UFPI/Socicom), Daniela Monje (Universidade Nacional de Cordoba, Argentina), Adilson Cabral (UFF) e Gabriel Kaplún (Universidade da República, Uruguai).

“O congresso mundial da IAMCR costuma atrair um grande número de pesquisadores brasileiros, porém a representatividade latino-americana nas mesas ainda está aquém do que poderia ser. Essa iniciativa da Alaic, ainda que modesta, foi muito importante, pois abriu espaço no evento para o pensamento latino-americano”, avalia o professor Giovandro Ferreira.

Em sua breve exposição, o presidente da Intercom salientou a atuação do professor José Marques de Melo para a “amarração entre a pesquisa propriamente dita e a estruturação da área, revelando um pesquisador, e também um agitador ou construtor mediático, com ações precisas, construídas ao longo de toda uma vida dedicada às atividades acadêmicas”.

“Provavelmente, explorando espaços como este, no Congresso da IAMCR, possamos fomentar, explicitar e avançar – não só no Brasil e na América Latina – as contribuições de diferentes outros atores (guerreiros mediáticos), possibilitando que as Ciências da Comunicação deixem de ser uma ciência social fragilizada e passem a ser, como disse Craig Calhoun no congresso anual da International Communication Association (ICA), em 2011, uma “ciência social e mais”, como um lugar privilegiado para analisar as lógicas da sociedades contemporâneas”, finalizou Giovandro Ferreira em sua palestra.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br