RIF recebe artigos para dossiê sobre tradição nos estudos de folkcomunicação e cultura até 20/09

14 de agosto de 2019

A “Revista Internacional de Folkcomunicação – RIF” recebe, até o dia 20 de setembro, artigos para o dossiê temático “Tradição nos estudos de (folk)comunicação e cultura”. A organização do dossiê, que será publicado ainda no segundo semestre de 2019, será realizada por Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) e Miriam Cristina Carlos Silva (Uniso).

O dossiê busca trazer a problemática (empírica e conceitual) da tradição face aos fenômenos comunicacionais da contemporaneidade em suas múltiplas interfaces com as culturas. O dossiê recebe trabalhos que refletem, entre outros temas, as seguintes abordagens: 1) A tradição como problema comunicacional; 2) O existir e o reexistir na manutenção da tradição nas festas populares e seus derivados meios de midiatização; 3) O folclore como tradição; 4) A Folkcomunicação na interface dos estudos de tradição; 5) Hibridismos, mediações, identidades e a tradição; 6) A tradição em múltiplos cenários culturais (folkmídia, folkmarketing, folkturismo e folkcomunicação política); 7) Esquecimento, lembrança e tradição; 8) Rupturas com a tradição face à contemporaneidade. Outros temas dentro da problemática central do dossiê igualmente serão pertinentes.

Os artigos podem ser submetidos até o dia 20 de setembro, diretamente pelo sistema on-line da revista. Os textos, de 12 a 15 páginas, devem conter resumo de cinco a 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave, em português, inglês e espanhol. A formatação dos trabalhos deve seguir as orientações apresentadas no template disponível no site da revista, baseadas nas normas de formatação de trabalhos científicos (ABNT).

A RIF recebe também artigos gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo. A revista possui periodicidade semestral e publica a cada edição um dossiê sobre tema relativo aos estudos folkcomunicacionais. É editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Mais informações no site.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA