JORNADA BELTRANIANA 2019 DISCUTE RUMOS DA FOLKCOMUNICAÇÃO DIA 27/09, EM SP

24 de setembro de 2019

"Folkcomunicação: os precursores, os territórios e a rede" será o tema do segundo encontro da Jornada Beltraniana em 2019, a ser realizada na sexta-feira (27/09) no Centro Cultural José Marques de Melo, em São Paulo. O encontro de pesquisadores da folkcomunicação é promovido pela Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Segundo a professora Cristina Schmidt (UMC), sócia-fundadora e membro do Conselho Permanente da Rede Folkcom, a Jornada Beltraniana do dia 27 de setembro tem dois objetivos centrais: fortalecer a pesquisa em folkcomunicação, refletindo sobre suas metodologias, seus temas e suas abordagens comunicacionais; e avaliar as atividades da Rede Folkcom, incluindo publicações e eventos. “A nova diretoria da Rede Folkcom assume o mandato em um contexto de contundentes questionamentos políticos e científicos. É fundamental, então, refletirmos sobre as referências que temos em nosso campo de estudos, analisando os caminhos e as diretrizes deixados pelos precursores, e como a nova geração vem articulando essa disciplina, trazendo novas temáticas com parâmetros multidisciplinares”, explica. “E, por fim, pôr em pauta as estratégias da Rede Folkcom para se posicionar nesse cenário de desmonte de processos e instituições.”

A programação do encontro será aberta às 9h30 por Eliane Mergulhão (Fatec/Unip), atual presidente da Rede Folkcom; Sônia Jaconi (Umesp), diretora Administrativa da Intercom; e Silvia Briseno Marques de Melo, viúva do professor José Marques de Melo (1943-2018), idealizador e um dos fundadores das duas entidades.

Em seguida, a primeira mesa terá Christina Schmidt e Flávio Santana (Umesp/Rede Folkcom) debatendo o tema “Territórios da Folkcomunicação na contemporaneidade”, com mediação de Eliane Mergulhão. Às 10h45, Eliane Mergulhão e Sônia Jaconi voltam à mesa, agora com a palestrante Izabel Amphilo (USP) e a mediação de Flávio Santana, para tratar de diversidade textual. Na última mesa, às 12h, Maria Cristina Gobbi (Unesp) traçará a “trajetória institucional e afetiva da Rede Folkcom”, com moderação de Cristina Schmidt.

“Será um encontro afetivo, de aproximação de pessoas que entram para esse campo de estudos e pesquisas para uma militância acadêmica e social. Espero um evento de comunicação interpessoal, para fortalecimento de laços pessoais e institucionais”, avalia a professora Cristina Schmidt.

JORNADA BELTRANIANA EM BELÉM
O encontro ocorrerá em São Paulo menos de um mês após a Jornada Beltraniana realizada no dia 2 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, como parte da programação do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019). Na ocasião, pesquisadores da área de folkcomunicação e/ou que militam em campos relacionados aos povos tradicionais retomaram o livro “Índio, um mito brasileiro” (1977), de Luiz Beltrão (1918-86), para discutir a realidade atual.

“Foi muito importante ver como uma obra de 1977 suscitou diferentes reflexões, que ultrapassaram os limites temporais e disciplinares. O evento demonstrou, mais uma vez, como a Rede Folkcom cria momentos de afetividade e compromisso, evidenciando a folkcomunicação como uma teoria que dialoga com diferentes campos para elucidar problemas contemporâneos”, afirma a professora Cristina Schmidt, acrescentando que o evento de Belém conversa com a Jornada Beltraniana a ser realizada no dia 27 em São Paulo. “O diálogo se dá justamente quando fazemos essa reflexão sobre a contemporaneidade da folkcomunicação, quando exorcizamos pecados metodológicos e realinhamos a disciplina para fortalecer um campo e contribuir com produções qualificadas e inseridas nas dinâmicas sociais.”

Além de realizar anualmente as Jornadas Beltranianas, a Rede Folkcom também promove outros eventos científicos. É o caso do Encontro Internacional de Folkcomunicação, cuja quarta edição está marcada para o dia 26 de novembro de 2019 na Universidade Javeriana, em Bogotá. O encontro, que reunirá pesquisadores o Brasil, dos Estados Unidos, do Chile e de Portugal, discutirá o tema “A comunicação dos marginalizados nas rupturas democráticas” e fará parte da programação do XVI Congresso Ibero-americano de Investigadores da Comunicação (Ibercom 2019). E, em junho de 2020, a entidade realizará a XX Conferência Brasileira de Folkcomunicação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

Acompanhe a Rede Folkcom no site e no Facebook.


SERVIÇO
JORNADA BELTRANIANA 2019
Data: 27 de setembro de 2019
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Centro Cultural José Marques de Melo
Endereço: R. Joaquim Antunes, 711, Pinheiros, São Paulo

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br