Pesquisadoras lançam livro na Mostra Internacional de Cinema

23 de outubro de 2019

As pesquisadoras Luiza Lusvarghi (USP), vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Cinema da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e Camila Vieira da Silva (UFRJ) lançam amanhã (23/10), em São Paulo, o livro “Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018” (Estação Liberdade). A sessão de lançamento começa às 19h na Blooks Livraria do Shopping Frei Caneca e faz parte da programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema.

Editado pela Estação Liberdade em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), “Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018” é fruto de uma inquietação perante as poucas informações disponíveis sobre a história do cinema brasileiro feito por mulheres.

Os 27 artigos estruturam essa produção por meio de ensaios com recortes temáticos ou focados em figuras de destaque – indo desde o pioneirismo de Cléo de Verberena (a primeira realizadora mulher), Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios) e Gilda Abreu (roteirista e diretora do sucesso O ébrio [1946]) até diretoras em atividade, como Anna Muylaert e Suzana Amaral. A edição também inclui a filmografia das realizadoras perfiladas e o “Pequeno dicionário das cineastas brasileiras”, com mais de 250 verbetes. O prefácio salienta as dificuldades impostas às mulheres (e, em particular, mulheres negras) para ascender à qualidade de diretoras na indústria cinematográfica.

Mais informações no site da 43ª Mostra.


O livro está em pré-venda no site da editora.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br