Com participação de pesquisadores da Intercom, Atlas da Notícia 3.0 revela que cerca de 60% dos municípios brasileiros são desertos de notícias

17 de dezembro de 2019

O Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo divulgou neste mês os resultados da terceira edição do Atlas da Notícia, que mapeou veículos jornalísticos nos 5.570 municípios brasileiros em parceria institucional com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e 22 escolas de jornalismo, e com o apoio do Facebook Journalism Project (FJP). O Atlas da Notícia 3.0 indica o avanço de revolução digital na imprensa local brasileira, um fenômeno marcado pela conjunção do fechamento de veículos impressos, a migração para o meio digital e o aumento dos chamados desertos de notícias (municípios sem a presença registrada de veículos de imprensa).

O levantamento contou com o apoio de 193 colaboradores voluntários de escolas de jornalismo, incluindo pesquisadores vinculados à Intercom. “Em agosto deste ano, a Intercom foi procurada pelo Atlas da Notícia devido a sua capilaridade no campo da Comunicação brasileiro. Optamos por viabilizar a parceria por meio dos 34 Grupos de Pesquisa da Intercom, que representam uma força qualificada no cenário científico nacional”, afirma Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom. “Consideramos muito importante a iniciativa de mapear veículos produtores de conteúdo jornalístico, especialmente de jornalismo local, no território brasileiro. Esse mapeamento é fundamental para que se tenha um entendimento desse cenário e, a partir dele, possam ser pensadas políticas públicas.”

O trabalho foi organizado de forma a contemplar pesquisadores das cinco regiões brasileiras, com coordenações locais e uma coordenação geral. “Os dados permitirão detectar os caminhos trilhados mais recentemente pelo jornalismo e identificar necessidades das comunidades e oportunidades futuras que se abrem para os jornalistas profissionais no Brasil”, afirma o jornalista Sérgio Lüdtke, que coordenou o trabalho nas cinco regiões brasileiras.

Os dados estão disponibilizados no site do Atlas da Notícia e na edição 1067 do Observatório da Imprensa, além de também estarem em uma API (Interface de Programação de Aplicativos). “Trata-se de um recurso muito utilizado por empresas de tecnologia, mas ainda pouco implementado dentro do segmento jornalístico. Essa ferramenta permitirá a implementação de aplicações, automatização de análises e gráficos e facilitação do uso dos dados do Atlas por pesquisadores", explica Sérgio Spagnuolo, do Volt Data Lab.

RESULTADOS
Ao todo, o Atlas da Notícia 3.0 identificou 11.833 veículos jornalísticos em atuação no país, sendo 4.195 (35,5%) emissoras de rádio, 3.429 (29%) veículos impressos, 3.051 (25,8%) veículos digitais e 1.158 (9,8%) emissoras de TV.

Porém, seis em cada dez municípios brasileiros são desertos de notícias, ou seja, seus habitantes não dispõem de informação jornalística sobre o lugar onde vivem. Isso significa que 37,4 milhões de brasileiros não têm acesso a notícias locais. Outros 1.074 municípios (19,2%) são “quase desertos”, com até dois veículos e em risco de se tornarem desertos.

O Atlas também identificou 331 fechamentos recentes de veículos, dos quais 195 produziam jornalismo impresso.

“Dar continuidade às pesquisas é um modo de enfrentar a desertificação. Os dados agora reunidos pelo Atlas da Notícia são uma base consistente para que pesquisadores de todo o Brasil possam orientar novas investigações. Esses dados permitirão detectar os caminhos trilhados mais recentemente pelo jornalismo e identificar necessidades das comunidades e oportunidades futuras que se abrem para os jornalistas profissionais no Brasil”, escreve Sérgio Lüdtke em artigo publicado no Observatório da Imprensa.

Saiba mais sobre o Atlas da Notícia no site.

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