INTERCOM 2020: PREPARATIVOS JÁ COMEÇARAM EM SALVADOR

14 de janeiro de 2020

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) já começaram a preparar o próximo Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que reúne anualmente milhares de estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da Comunicação. Chegando a sua 43ª edição neste ano, o maior evento científico da área no Brasil será realizado de 2 a 7 de setembro em Salvador, na Bahia, com o tema central “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”.

“A primeira capital do Brasil se tornará, em setembro, a capital da Comunicação”, comemora a professora Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom. “Nossa expectativa para o Intercom 2020 é grande, pois a capital baiana é um polo que sempre atrai muitos congressistas. É uma linda cidade, fundamental na construção da identidade brasileira, e esperamos reunir milhares de pessoas”, afirma a diretora.

Para a coordenadora geral da Comissão Organizadora, Ivanise Hilbig de Andrade (UFBA), Salvador é a cidade ideal para a discussão do tema central do congresso, que faz referência aos 40 anos do Relatório McBride, documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre a comunicação no mundo. “A sincretista capital da Bahia talvez seja a cidade que congrega maior diversidade de vozes no Brasil”, explica.

A organização do Intercom 2020 começou em setembro, ainda durante o Intercom 2019, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. “Temos um calendário de atividades que são realizadas mês a mês, como criação da identidade visual, colocação do site no ar, ativação das redes sociais, sistema de inscrições, organização da programação, convite aos palestrantes, adequação do espaço físico... São muitos detalhes, e tudo tem que funcionar bem”, afirma a professora Nair.

Entre os detalhes já resolvidos, está a identidade visual do congresso, baseada na obra do artista plástico soteropolitano Rubem Valentim (1922-1991) – que, aliás, formou-se em Jornalismo pela então Universidade da Bahia em 1953. “Também já estamos resolvendo a questão do deslocamento dos congressistas, com transporte entre o campus Ondina da UFBA, que sediará o congresso, e outros campi e universidades parceiras”, informa a professora Ivanise.

Ela ressalta que as parcerias são um dos pontos cruciais no trabalho da organização. “Por conta do cenário de restrição orçamentária vivido atualmente pelas universidades brasileiras, precisamos dessas parcerias. E acredito que essa descentralização também seja positiva para a Intercom e para os congressistas, pois permite agregar uma diversidade ainda maior de professores, pesquisadores e estudantes”, diz a coordenadora. Até agora, a organização do Intercom 2020 já garantiu parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Centro Universitário Social da Bahia (UNISBA) e o Governo do Estado da Bahia.

“O apoio da Reitoria e da Faculdade de Comunicação da UFBA também está sendo fundamental, pois nos garante a estrutura necessária. Assim, salas de aula, equipamentos, auditórios, tudo isso já está garantido. Além disso, contamos com uma equipe interdisciplinar, dos cursos de Jornalismo, Produção Cultural e Cinema, para organizar os eventos do congresso e também as atrações culturais.

O e-mail da organização do Intercom 2020 já está funcionando: intercomnacional2020@gmail.com. Em breve, estarão no ar o site oficial e as redes sociais do evento, bem como a chamada de trabalhos e o calendário de inscrições. Acompanhe as novidades no JORNAL INTERCOM e nas redes sociais (Facebook e Instagram).

“Recomendamos que, assim como a organização do congresso, os interessados já comecem a se preparar para submeter seus trabalhos. O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação pretende contribuir, principalmente, para a reflexão plural sobre problemas emergentes da Comunicação; para a formação de modelos de análise da Comunicação pertinentes à sociedade e à cultura brasileiras; para o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos associados, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área da Comunicação; para a superação da dependência política, cultural e tecnológica do sistema nacional de Comunicação; e para o fortalecimento de políticas públicas voltadas a investimentos em educação, ciência e tecnologia no país”, salienta a professora Nair. “Além de reunir, há mais de 40 anos, os nomes mais atuantes no cenário nacional e internacional do campo da Comunicação, o evento se caracteriza também por valorizar a participação de pesquisadores em todos os níveis: desde alunos de iniciação científica até pós-doutores em maturidade acadêmica.”

LEIA TAMBÉM:
CONFIRA O CALENDÁRIO DOS CONGRESSOS INTERCOM 2020
APÓS REUNIR CERCA DE 3 MIL PESSOAS EM BELÉM, INTERCOM SEGUE RUMO A SALVADOR

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br