EXPOCOM 2019: CONHEÇA DUAS PRODUÇÕES TRANSDISCIPLINARES PREMIADAS

22 de janeiro de 2020

As linguagens visuais também são contempladas por modalidades da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) para fomentar e reconhecer o ensino de graduação de qualidade no campo da Comunicação. Em 2019, as modalidades de Ilustração e de História em Quadrinhos, ambas na categoria Produção Transdisciplinar, foram muito concorridas. Conheça, a seguir, os dois trabalhos premiados na grande final nacional, cujos troféus foram entregues no encerramento do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), no dia 7 de setembro em Belém.

E atenção: no dia 2 de março, será aberta a chamada de trabalhos para as etapas regionais da Expocom 2020. A indicação de equipes e trabalhos deverá ser feita pelas instituições de ensino superior, seguindo o regulamento do evento. O JORNAL INTERCOM divulgará mais informações em breve.

TENTÁCULOS DA CONDOR
MODALIDADE: PT06 Charge/caricatura/ilustração (avulso)
EQUIPE: Luana de Oliveira (aluna líder), Marjorie Paula e Fernando Siqueira
ORIENTADOR: Matheus Felipe da Silva
INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
DESCRIÇÃO: A ilustração contextualizou reportagem produzida a partir de entrevistas com historiadores e sobreviventes da Operação Condor (ação coordenada das ditaduras militares latino-americanas na década de 1970). A imagem conta com elementos semióticos que simbolizam a perseguição, a vigilância, a frieza dos comandantes, a violência e o luto pelas vítimas. O objetivo da imagem é ser clara, direta e bem literal, ao mostrar o condor como a ave que ela realmente é: gigante, imponente e assustadora. A ilustração demonstra que a ave da Operação Condor não nos devora com a boca, e sim com sua rede de vigilância, com seus olhos de câmera. E a caça a ser devorada são as pessoas vítimas dessa atrocidade, jogadas ao chão em seu último momento de vida.
DEPOIMENTO: “Quando o trabalho foi anunciado na cerimônia de premiação em Belém, senti uma emoção que mal posso descrever. Foi a primeira vez que participei de um congresso de nível nacional, e ter nosso trabalho reconhecido foi de extrema importância. Retratar um tempo sombrio como o da ditadura militar fazendo ciência merece esse reconhecimento. Não se podem fechar os olhos para um tema tão presente em nossa realidade atual. Agora, pretendo seguir na área do jornalismo impresso, tendo a pretensão de, com o tempo, me dedicar a trabalhos autorais como escritora de livros reportagem. Contar histórias, para mim, é transcrever toda minha sensibilidade e empatia dentro do factual, de uma literatura da vida real.” – Luana de Oliveira


CEM ANOS: UMA ADAPTAÇÃO DE "SONHOS DE DEZ NOITES", DE NATSUME SÔSEKI, EM HQ DIGITAL
MODALIDADE: PT08 Histórias em Quadrinhos (avulso)
EQUIPE: Daniela Akemi Sakamoto
ORIENTADOR: Tiago Lenartovicz
INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
DESCRIÇÃO: A proposta foi desenvolver uma adaptação da obra "Sonhos de dez noites", do autor japonês Natsume Sôseki, em uma história em quadrinhos digital. Na tentativa de adaptar uma literatura pouco explorada no Brasil e contribuir para os estudos das adaptações, principalmente no diálogo entre literatura e história em quadrinhos (HQ), o projeto construiu uma releitura do texto literário citado explorando as possibilidades de criação narrativa da mídia de quadrinhos digitais, em especial a experiência de leitura com o recurso da tela infinita.
DEPOIMENTO: “Em uma premiação de âmbito nacional, concorrendo com tantos outros trabalhos incríveis, ter o nome do meu anunciado foi uma mistura de surpresa e alegria imensa. Com certeza, foi uma experiência única. Acredito que o reconhecimento adquirido na Expocom é importante tanto no aspecto acadêmico como no profissional. Além disso, esse trabalho foi algo extremamente pessoal e exigiu muito de mim, então ter o produto resultante desse esforço reconhecido e premiado é motivo de orgulho e uma conquista pessoal. O prêmio me dá confiança para continuar explorando minhas ideias.” – Daniela Akemi Sakamoto

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br