Nota de pesar: Valdenizio Petrolli (1950-2020)

11 de fevereiro de 2020

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) lamenta profundamente a morte do jornalista e professor Valdenizio Petrolli, ocorrida no último dia 28 de janeiro em Santo André (SP). Petrolli participou da fundação da Intercom, em dezembro de 1977, e foi um de seus sócios mais ativos.

Nascido em 1950 na cidade de Quatá, interior de São Paulo, Valdenizio Petrolli viveu durante mais de 60 anos em Santo André, onde atuou na imprensa local. Graduado em Comunicação e em Direito, fez diversas extensões universitárias na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Ávido colecionador de veículos do Grande ABC, pesquisou a história da imprensa local no mestrado e do Diário do Grande ABC no doutorado, ambos realizados na Umesp com orientação do professor José Marques de Melo.

Além de participar da fundação da Intercom, sempre contribuiu para a realização dos congressos e assembleias de sócios da entidade. “Faltam palavras para descrever o amor que ele sentia pela Intercom, pelo jornalismo e pela pesquisa em Comunicação – principalmente a pesquisa sobre história da imprensa”, afirma Ondina Aparecida Petrolli, irmã do professor Valdenizio. “Ele sentia grande orgulho em ajudar a Intercom.”

Em 2008, Valdenizio Petrolli doou à Intercom um acervo composto por itens colecionados ao longo de 30 anos de congressos da entidade, incluindo cartazes, bolsas, bonés, camisas, crachás e pastas, além de boletins informativos e atas de assembleias de sócios. Exposto na mostra Intercom, Ano 30, realizada no final de 2008 na Faculdade Cásper Líbero, o material atualmente faz parte do acervo de memória da Intercom.

A Intercom presta seus sentimentos à família do professor Valdenizio Petrolli, reconhecendo sua imensa contribuição ao jornalismo e à pesquisa científica no Brasil.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br