‘Mediapolis’ publica dossiê sobre ética da comunicação e do jornalismo

10 de março de 2020

A revista Mediapolis, publicada pelo Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Ceis20), da Universidade de Coimbra, Portugal, acaba de colocar no ar seu número 9, que traz o dossiê temático “Reinventando novos pactos globais para a ética da comunicação e do jornalismo”.

Com artigos de pesquisadores portugueses, espanhóis e brasileiros, o dossiê foi editado por Carlos Camponez (Ceis20) e Rogério Christofoletti (UFSC). “Crise de mediação, crise de representação, crise do jornalismo e crise da democracia aparecem-nos como conceitos profundamente ligados. Estamos, pois, colocados perante o desafio de reinvenção de formas de revigorar a dimensão política, a exemplo do que o conceito de opinião pública e de espaço público conseguiram fazer nos últimos dois séculos… relativamente aos modelos representativos do ancien régime. Mas, mais do que um neo-Iluminismo, talvez enfrentemos a necessidade de um Novo Iluminismo”, escrevem os editores na apresentação do número.

O número foi produzido no âmbito da Rede Lusófona pela Qualidade da Informação (RLQI), seguindo a publicação do dossiê “Qualidade no jornalismo, democracia e ética” no ano passado pela Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM), revista do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC).

Cliqueaqui para ler a íntegra do o n. 9 da Mediapolis.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h