’Projetos especiais durante a pandemia

21 de abril de 2020

Muitos pesquisadores do campo da Comunicação têm aproveitado seu tempo para produzir materiais sobre temáticas relacionadas à pandemia de Covid-19 e ao isolamento social.

Um exemplo é o canal do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social da Universidade Federal Fluminense (LACCOPS/UFF) no YouTube, que já conta com três vídeos especiais: “Idosos”, “Cidadania” e “A tecnologia aproxima”.

Outro é o projeto de extensão Rádio Web Cruzamento, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), que passou a produzir o podcast “Papo de Quarentena” para tratar de temas relacionados ao isolamento social, além de dar dicas culturais e sugestões de atividade física. O primeiro episódio é sobre a saúde mental e está disponível no Spotify, no Deezer e no link https://anchor.fm/papo-de-quarentena. O projeto também está no Instagram, no Facebook e no Twitter com o perfil @papodequarentenacast.

O Comunicast, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), também está trabalhando com uma série especial de podcasts, intitulada “Vida em Quarentena”. No quarto episódio, lançado nesta semana, nove pessoas de sete religiões diferentes contam suas experiências de fé distantes dos espaços e centros religiosos. O podcast pode ser ouvido em diversas plataformas: Spotify, Deezer, Google Podcasts, Radiotube, Youtube, Mixcloud, Anchor, Breaker, RadioPublic e Overcast.

Já o Laboratório de Análise dos Acontecimentos (GRISLAB), vinculado ao Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (GRIS/UFMG), tem publicado o “Diário da Quarentena”, com pequenas análises sobre a experiência cotidiana da pandemia e os múltiplos acontecimentos acerca da crise sanitária. O trabalho pode ser acompanhado no site do GRISLAB.

Se você, sócio da Intercom, tem um projeto de pesquisa ou extensão relacionado à pandemia, ao isolamento social, ao trabalho remoto e a temas afins, compartilhe com os leitores do JORNAL INTERCOM. Envie informações para o e-mail jornal@intercom.org.br.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br