‘LIVES’ CÁTEDRA INTERCOM CONTINUAM, COM SESSÕES NOS DIAS 12 E 14 DE MAIO. PARTICIPE!

11 de maio de 2020

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) deu início, no último dia 5 de maio, à série especial Lives Cátedra Intercom, pensada para promover o diálogo no campo da Comunicação durante a quarentena. As lives são realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30, na plataforma Zoom (mediante inscrição) e ao vivo no Facebook, com posterior publicação no YouTube.

Nesta semana, a sessão de terça (12/05) discutirá o tema “Jornalismo em tempos de pandemia e autoritarismo”. Organizada pelo Grupo de Pesquisa (GP) Teorias do Jornalismo da Intercom, a live contará com a participação de Felipe Pena (UFF/Intercom) e Monica Martinez (Uniso). Para entrar na sala do Zoom, é preciso fazer a inscrição aqui.

Na quinta (14/05), Sônia Pessoa (UFMG/Intercom) entrevistará Carlos Magno Mendonça (UFMG) sobre o impacto da pandemia de covid-19, na sessão intitulada “Flagelo dos corpos: a pandemia e o agravamento das precariedades”. Para participar, basta preencher este formulário de inscrição.

Os inscritos receberão o link da sala no Zoom antes da respectiva live. Todas as lives começam às 18h e terminam às 19h30. As vagas são limitadas, mas quem não conseguir se inscrever pode acompanhar as discussões ao vivo no Facebook, e posteriormente também no YouTube.

PRIMEIRA SEMANA
Na estreia das Lives Cátedra Intercom, Giovandro Ferreira, presidente da Intercom, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordenador do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (CEPAD) e do Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi entrevistado por Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom. O professor Giovandro discorreu sobre tema central dos congressos da Intercom em 2020, “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”, que retoma o Relatório MacBride (UNESCO, 1980) para pensar na Comunicação do presente e do futuro.

“A comunicação não é instrumental, e sim fundamental para a construção da cidadania”, afirmou o presidente, no encerramento da live. “E daí a importância de nós, da Intercom e de outras associações, sabermos como articular profissionais, estudantes, pesquisadores. [A Comunicação] é um campo é muito fragmentado. [...] Penso que nossas instituições têm o papel de articular esse mosaico dos atores no domínio da Comunicação”, completou. Assista à live completa no Facebook ou no YouTube.

No dia 7, a segunda sessão da série girou em torno do tema “Os desafios da Comunicação Gerencial no mundo em transformação”, em um bate-papo entre Sônia Jaconi, diretora Administrativa da Intercom, e Raphael Cortezão, professor de cursos de especialização na Faculdade Boas Novas (FBN), mestrando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e assessor-chefe de Comunicação do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas.

O professor Raphael explicou que “a Comunicação assume cada vez mais protagonismo no funcionamento das organizações e na manutenção das relações dessas organizações”. “O ritmo de mudanças vem se encurtando em termos de espaço de tempo. [...] É a partir desse cenário de transformações constantes que chegamos até este momento, em que discutimos os desafios que ele nos propõe: chega uma pandemia, do dia para a noite, que tira nosso chão. Não estamos mais vivenciando essas transformações em décadas, em séculos. Em poucos meses, vimos o mundo inteiro ter suas relações familiares, de trabalho, de sociabilidade, de consumo completamente transformadas por conta de algo que não foi pensado nem planejado. E isso também acontece com as organizações, que se viram diante de um desafio – talvez um dos maiores que já tenham enfrentado”, afirmou, prosseguindo para o aprofundamento sobre tal desafio. Confira a live no Facebook ou no YouTube.

A Intercom convida todos e todas que tenham interesse nas grandes questões atuais da Comunicação a participar dos debates on-line. Inscreva-se nas Lives Cátedra Intercom, acompanhe ao vivo ou assista às gravações!

Confira a programação completa aqui.

LEIA TAMBÉM:

‘LIVES’ CÁTEDRA INTERCOM: DOIS EVENTOS VIRTUAIS GRATUITOS POR SEMANA A PARTIR DE 5 DE MAIO

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br