Eventos e projetos de extensão durante a quarentena

18 de maio de 2020

As questões trazidas à tona pela pandemia de covid-19 e pelo isolamento social têm sido debatidas e aprofundadas no campo da Comunicação, com pesquisadores, docentes e estudantes empenhando-se para produzir conhecimento científico e projetos experimentais nas mais diversas áreas e em todo o Brasil.

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) apresenta, na quarta-feira (20/05), das 10h às 11h30, a webinar “A pandemia e o fortalecimento do telejornalismo”. No evento, as professoras Maria Elisabete Antonioli e Heidy Vargas recebem Silvana Requena, editora executiva do SPTV 2ª edição, e Rodrigo Hornhardt, chefe de redação do SBT, para uma discussão sobre os novos modos, rotinas de produção e circulação da informação no telejornalismo propiciados pela quarentena. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ESPM.

Pesquisadoras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se juntaram para criar o projeto "Diz, mulher!: Diálogos em Comunicação e Política", com lives quinzenais sobre questões como comunicação pública, jornalismo político, parlamentos digitais, opinião pública, debate nas redes sociais e desinformação, e sua interface deles com a pandemia da covid-19. A estreia no último dia 14, com o tema “Comunicação Pública de Estado e Campanhas de Saúde”. As discussões são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Grupo de Pesquisa Discurso, Comunicação e Democracia (Discord), onde também ficam disponíveis para visualização posterior. A programação é divulgada pela página do Discord no Facebook e pelo perfil do grupo no Twitter.

PROJETOS DE EXTENSÃO

O grupo de mídias sonoras do Núcleo de Design e Comunicação (NDC) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, campus Caruaru), está desenvolvendo dois projetos de extensão durante a quarentena: "Radionovela: literatura nas ondas do rádio" e "Rádio Cordel: na frequência do Agreste", que envolvem cerca de 35 alunos trabalhando em casa, com orientação das professoras Giovana Mesquita e Sheila Borges de Oliveira.

O projeto "Rádio Cordel: na frequência do Agreste", desenvolvido desde 2018, elaborou edições especiais para responder à pergunta: como sobreviver ao distanciamento social? Os alunos estão produzindo, até o final de maio, episódios de até 10 minutos, veiculados três vezes por semana no Spotify Rádio Cordel, no Instagram @radiocordel e no site do projeto. Já o projeto "Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio", também criado em 2018, tem a proposta de produzir adaptações para o rádio de obras de autores nordestinos que são leitura obrigatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares. Com a pandemia, o grupo resolveu adaptar O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, devido a sua relação com a situação atual (convivío com o medo, interesses político-econômicos, desinformação). Os capítulos, veiculados ao longo do mês de maio, podem ser acessados no Instagram @radio.novela e no Spotify (Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio). Os dois projetos também serão veiculados nas rádios vinculadas à UFPE, como a Universitária FM e a Paulo Freire, assim como em outras rádios públicas, educativas e comunitárias.

E já está no ar novo episódio da série “Comunicação e Pandemia” do projeto PapoCom, produzido no âmbito do PráxisJor, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). O tema desta semana é fake news e pandemia, com a participação de Tai Nalon, jornalista da agência de checagem Aos Fatos; Sylvia Moretzsohn, jornalista e professora da Universidade Federal Fluminense; e Igor Sacramento, jornalista e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para ouvir este e outros episódios, clique aqui.

Se você, sócio da Intercom, tem um projeto de pesquisa ou extensão relacionado à pandemia, ao isolamento social, ao trabalho remoto e a temas afins, compartilhe com os leitores do JORNAL INTERCOM. Envie informações para o e-mail jornal@intercom.org.br.

LEIA TAMBÉM:

PROGRAMAÇÃO DAS ‘LIVES’ CÁTEDRA INTERCOM

PROJETOS ESPECIAIS DURANTE A PANDEMIA

ATIVIDADES E PUBLICAÇÕES TRATAM DA PANDEMIA DE COVID-19

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br