CONGRESSOS INTERCOM 2020 SERÃO REALIZADOS NO 2º SEMESTRE EM MODALIDADE VIRTUAL

26 de maio de 2020

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realizará virtualmente seus seis congressos anuais, programados para o segundo semestre de 2020. Tomada pela Diretoria Executiva após profunda análise do cenário da pandemia de covid-19, a decisão tem o intuito de viabilizar a participação de estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais do campo da Comunicação nesses importantes espaços de troca e produção de conhecimento.

“Há 42 anos, a Intercom realiza ininterruptamente seu congresso nacional e, diante dos desdobramentos envolvendo a pandemia, como a paralisação ou reestruturação das atividades educacionais e de pesquisa, nos sentimos desafiados a não nos intimidar e prosseguir com nosso trabalho, mesmo que em outros modelos. Logo após tomarmos a decisão pela realização virtual dos congressos, tratamos de comunicar nossos associados, com total transparência, e assim seguiremos fazendo conforme novas definições forem feitas”, explica a professora Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom.

Atualmente, a Diretoria da Intercom e as comissões organizadoras dos congressos estão trabalhando na busca de soluções para a modalidade virtual e também no novo calendário, o que inclui ajustes nos períodos de realização dos encontros regionais e definição da data do congresso nacional, inicialmente agendado para a primeira de setembro na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

“Consultamos diversos colegas, que nos relataram suas experiências positivas em encontros virtuais. Também estamos estudando como outras instituições têm estruturado congressos virtuais. Um bom exemplo é o da própria UFBA, que, neste momento, realiza seu congresso anual em modalidade 100% virtual com cerca de 36 mil inscritos”, afirma o professor Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da Intercom. “Estruturar seis congressos virtuais será um desafio para a Intercom e para as respectivas organizações locais. Vamos chegar a um modelo que contemple os encontros da Intercom, caracterizados pela troca de experiências, pela partilha e pela convivência. Esses aspectos serão mantidos na modalidade virtual”, explica.

A partir da definição de datas e do levantamento de soluções tecnológicas, será possível configurar o calendário de submissões e inscrições, a programação de cada congresso e o formato ideal para cada tipo de evento que integra essas programações. A Intercom divulgará todas as informações ao longo das próximas semanas, garantindo o tempo necessário para que os congressistas se organizem e tenham a melhor experiência possível. “Em breve, divulgaremos as chamadas de trabalhos com as novas datas e demais informações importantes para a participação dos congressistas”, ressalta a professora Nair Prata.

Acompanhe as próximas divulgações no JORNAL INTERCOM, no Portal Intercome nos perfis oficiais no Facebook e Instagram.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br