13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão: inscrições até 04/08

13 de julho de 2021

Até o dia 4 de agosto, estudantes de jornalismo de todo o país poderão inscrever propostas de pauta no 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. A atividade, idealizada em 2009 pelo Instituto Vladimir Herzog, tem como objetivo oferecer aos(às) estudantes de jornalismo uma oportunidade para o desenvolvimento de um trabalho prático e reflexivo, desde o projeto de pauta até a realização da reportagem. Os(as) estudantes são estimulados(as) a desenvolver temas que favoreçam o aperfeiçoamento da democracia e da justiça social.

As inscrições devem ser feitas no site www.jovemjornalista.org.br, e o processo permite cadastro de dois a cinco estudantes por grupo. Uma banca julgadora selecionará dez propostas de pauta, que receberão microbolsas no valor de R$ 1.000 para a produção das reportagens. As propostas inscritas deverão indicar, obrigatoriamente, um professor-orientador ou uma professora-orientadora vinculada à instituição de ensino dos participantes para o acompanhamento do processo.

A 13ª edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com a parceria estratégica da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da OBORÉ e da Periferia em Movimento. O patrocínio é da Google.

SELEÇÃO

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira, será observada a compatibilidade dos trabalhos aos temas estabelecidos no regulamento, com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá dez propostas de pauta a partir dos critérios de coerência, relevância e exequibilidade. As pautas selecionadas serão anunciadas em 20 de agosto. Antes disso, uma série de quatro lives sobre Jornalismo e Questões do nosso tempo serão realizadas em agosto e abertas a todos os inscritos.

DESENVOLVIMENTO DA PAUTA

As equipes selecionadas deverão produzir suas reportagens entre os meses de setembro e novembro de 2021, sob a orientação do professor e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue até o dia 30 de novembro.

DIPLOMAÇÃO

A entrega dos diplomas às equipes vencedoras será no dia 4 de dezembro, durante o encontro de avaliação coletiva realizada em modo remoto.

INFORMAÇÕES, REGULAMENTO E INSCRIÇÕES:
www.jovemjornalista.org.br

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h