Nota de pesar: Flávio Antônio Camargo Porcello

10 de novembro de 2021

É com grande pesar que o Grupo de Pesquisa (GP) Telejornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e a Diretoria Executiva da entidade comunicam o falecimento de um de seus integrantes, o jornalista e professor Flávio Antônio Camargo Porcello, que ocorreu na noite do último sábado (6/11) por complicações decorrentes da covid-19. Demonstramos nossa gratidão por termos convivido com Flávio, e nossa solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de despedidas.

Profissional e pesquisador na área de Telejornalismo, Flávio Porcello foi um dos fundadores do GP Telejornalismo, atuando como parecerista desde a constituição do grupo, em 2009. Além de coordenar mesas e sessões do GP em todos os Congressos Nacionais realizados entre 2009 e 2021, Flávio atuou como vice-coordenador do GP Telejornalismo (2017-2020). Suas contribuições para o campo da pesquisa em TeleJornalismo tiveram papel importante na premiação de Grupo Inovador que o GP recebeu no último mês.

Jornalista formado pela UFRGS em 1977, fez mestrado (2001) e doutorado (2004) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Começou a atuar como estagiário de Jornalismo no setor de esportes do Zero Hora em junho de 1974, foi um dos fundadores do Coojornal (Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre), e trabalhou ainda na Folha da Manhã e nas sucursais de Porto Alegre de O Globo, Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil.

No jornalismo audiovisual atuou como repórter especial de TV Globo, SBT, RBS TV, TV Pampa; foi diretor de programação, de marketing e de relações institucionais da TVE do Rio Grande do Sul e também diretor responsável pelas TVs universitárias da PUCRS (1998-2003) e UFRGS (2008-2012).

Como docente e pesquisador, contribuiu com a formação de centenas de jornalistas, orientou 12 dissertações de mestrado e integrou mais de 60 bancas de mestrado e doutorado. Foi um dos fundadores da Coleção Jornalismo Audiovisual, em parceria com a editora Insular, organizou e publicou mais de uma dezena de livros e capítulos sobre o telejornalismo.

Respeitado e admirado pelos pares, Flávio Porcello era conhecido por sua alegria afetuosa, generosidade e gentileza. Por isso deixa já muita saudade.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h