PENSACOM BRASIL 2021: INTERCOM ENCERRA SEU PRIMEIRO EVENTO HÍBRIDO

8 de dezembro de 2021

Nesta semana, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação realizou com sucesso seu primeiro evento na modalidade híbrida. A VIII Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2021), realizada de 6 a 8 de dezembro com o tema "O Cidadão Freiriano na Sociedade Contemporânea e as Contribuições Institucionais", contou com a participação de 170 pesquisadores, pesquisadoras, docentes, estudantes e profissionais de Comunicação. A programação foi composta por colóquios presenciais no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, em São Paulo, e por sessões virtuais de Grupos de Trabalho e lançamento de livros.

"Até 2019, só realizávamos eventos presenciais; veio a pandemia e passamos a organizar somente eventos virtuais. Agora, com o retorno aos poucos da normalidade e com as pessoas vacinadas, a Intercom e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP decidiram oferecer o Pensacom em formato híbrido, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária", avalia Nair Prata (Ufop), diretora Científica da Intercom e que dividiu a coordenação do evento com Sonia Jaconi (IEA-USP) e Rodrigo Gabriotti (Athon), respectivamente diretora e diretor adjunto de Projetos da entidade.

Além do desafio de organizar um evento híbrido e ressaltar a parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, Sonia Jaconi destaca a relevância do tema central do Pensacom Brasil 2021. "O tema deste ano acompanhou as comemorações do centenário de Paulo Freire e trouxe pesquisadores e representantes de instituições de referência, que falaram sobre as contribuições desses espaços à sociedade, relacionando às propostas do patrono da educação do Brasil”, comenta.

Segundo Edson Martins Moraes, do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, a parceria com a Intercom na realização do Pensacom é muito importante. "Nesse evento, reunimos pessoas que discutem o campo da Comunicação a partir de um tema, além de pesquisadores que apresentam seus trabalhos. Este é um ponto essencial do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP: a pesquisa, a formação e a divulgação dessas pesquisas. Esperamos continuar com essa parceria para que esses trabalhos tenham uma dimensão cada vez maior."

PROGRAMAÇÃO DE COLÓQUIOS PRESENCIAIS E SESSÕES VIRTUAIS

Na segunda-feira, 6 de dezembro, o Pensacom Brasil 2021 foi aberto com um ato inaugural que contou com a presença de representantes da Intercom – Sonia Jaconi, Nair Prata, Giovandro Marcus Ferreira (UFBA), presidente, e Margarida Kunsch (ECA-USP), presidente do Conselho Curador – e do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP – Edson Martins Moraes e Andréa Nogueira. Em seguida, o colóquio de abertura discutiu o tema "Cidadania Freiriana e Sociedade Contemporânea: concepções e realidades", com a participação de Marco Chiaretti (Observatório da Imprensa), Christina Queiroz (Revista Pesquisa Fapesp) e Jason Ferreira Mafra (Instituto Paulo Freire/Uninove).

As atividades presenciais do primeiro dia prosseguiram com o Colóquio 1, em que Ismar Soares (ECA/USP), Andréa Nogueira (Sesc-SP) e Nair Prata (Intercom/Ufop) conversaram sobre o "Fortalecimento de uma sociedade civil participativa e reconhecida: contribuições na educação, na cultura e na comunicação".

O segundo dia foi dedicado às sessões virtuais de apresentação de trabalhos, distribuídas entre os dez Grupos de Trabalho (GTs) do Pensacom Brasil 2021. "Desde sua primeira edição, em 2014, o Pensacom vem aumentando o número de participantes ouvintes e de trabalhos nos GTs. Neste ano, tivemos aproximadamente 80 trabalhos inscritos", afirma Sonia Jaconi. "A novidade deste ano foi a divulgação da organização e do lançamento do primeiro livro do Pensacom, em parceria com o Sesc de São Paulo, com os textos dos trabalhos apresentados nos GTs", revela.

A programação virtual foi encerrada com uma sessão de lançamento de livros, em que os(as) participantes tiveram a oportunidade de conversar com autores e autoras. Segundo Flávio Santana, coordenador da sessão, o número de obras foi menor neste ano, devido à modalidade remota, mas todos os títulos abordam temas relacionados com o tema central do Pensacom 2021. "Destaco o trabalho de Nair Prata, Sonia Jaconi, Rodrigo Gabrioti e Genio Nascimento, que organizaram a obra 'Resistências compartilhadas: comunicação, liberdade e cidadania', fruto da segunda temporada de lives da Cátedra Intercom José Marques de Melo, evento on-line tão importante que nasceu também neste momento de distanciamento físico e resistência – essencial para um evento que traz como pano de fundo o cidadão freiriano e as contribuições institucionais", afirma.

O terceiro e último dia trouxe mais dois colóquios presenciais: "Metodologia freiriana e ciência: diálogos", com Camila Escudero (Umesp), Marli dos Santos (Facasper) e Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos (Mackenzie); e "Papos e Projetos para uma sociedade participativa e para todos: influências de Paulo Freire", com Sônia Jaconi, Rodrigo Gabrioti (ATHON/Intercom), Sandra Regina Cavalcante (ANDI/FSP-USP/IEA-USP) e Marina Costin Fuser (IEA-USP).

"O número de participantes deste Pensacom, depois de mais um ano com tantas atividades on-line, nos surpreendeu positivamente", comemora Rodrigo Gabrioti. "A modalidade híbrida consegue manter o nível das discussões e atrair pesquisadores de todo o Brasil, que podem se conectar ao evento. Os debates nos GTs, por exemplo, tiveram um nível extremamente elevado e foram ricos em contribuições."

Nair Prata corrobora a avaliação de Gabriotti: "Avaliamos muito positivamente esse formato, que se mostrou dinâmico e qualificado do ponto de vista científico. Mas, apesar da avaliação positiva, torcemos para que em 2022 as condições permitam a realização do Pensacom totalmente presencial, de modo que possamos nos encontrar e realizar as partilhas face a face."


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br