Revista Intercom publica último número de 2021

22 de dezembro de 2021

O v. 44, n. 3 (set./dez. 2021) da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC) já está publicado na SciELO e no Portal da Intercom. O último fascículo deste ano apresenta nove artigos, reunindo 17 pesquisadoras e pesquisadores do Nordeste, do Sudeste e do Sul do Brasil, além da Espanha.

Editado por Maria Ataíde Malcher (UFPA) e Iluska Coutinho (UFJF), o número traz oito textos na seção Artigos, organizados em três eixos: TV, Rádio e Cinema; Comunicação e Gênero; e Educação, Comunicação e Cidadania. E, na seção Arena, Alberto Efendy Maldonado apresenta a experiência de constituição de redes de solidariedade acadêmica, defendendo a necessidade de se construírem comunieducativos para a superação do neocolonialismo acadêmico.

Na carta aos leitores, as editoras salientam que, no contexto de pandemia, "o conhecimento científico é fundamental, mas é constantemente desacreditado", o que decorre do "projeto de desmonte em curso, que promove ataques à autonomia das universidades e às atuações dos pesquisadores e das principais agências de fomento do Brasil". "Foram diversas as regressões nas políticas públicas de financiamento e avaliação da educação, em todos os níveis de ensino, especialmente na pós-graduação. Contudo, é neste mesmo contexto que se fortalecem as mobilizações coletivas, para garantir que a educação e a ciência possam não só manter o que já foi conquistado, como também continuem contribuindo para entender e alterar as diversas realidades do país. Para nós, editoras, avaliadoras e autoras em periódicos científicos, a desafiadora manutenção dos fluxos e publicações é também uma contribuição, uma forma de resistir e manter a esperança na produção de conhecimento. É com esse espírito que esperamos ter e desejamos que todas e todos tenham força para lutar e fazer a sua parte a favor do que acreditamos que pode tornar as vidas dos brasileiros mais dignas: a educação", escrevem as professoras Maria Ataíde e Iluska.

A Revista Intercom recebe artigos, entrevistas com pesquisadores internacionais e resenhas de livros recém-lançados em fluxo contínuo. Não deixe de submeter sua proposta!

Curta a página da Revista Intercom no Facebook para acompanhar as novidades.

Aqui vai o sumário da última edição de 2021 da Revista Intercom:

Artigos

Consumo televisivo de la población gitana y sus reflexiones sobre el reality show Los Gypsy Kings
Gabriela Marques Gonçalves

Pílula do câncer na TV brasileira: a cobertura de programas televisivos sobre uma controvérsia científica
Marina Ramalho, Marcela Alvaro, Vanessa Brasil de Carvalho

Uma utopia nacional em produção comercial: o caso do programa radiofônico História da Literatura Brasileira (1952-1954)
Matan Ankava

Amazonas, Amazonas de Glauber Rocha e a música de Villa-Lobos: representações entre passado, presente e futuro
Luiza Beatriz Alvim

Comunicação e Gênero como área de pesquisa: características e desenvolvimento dos estudos a partir da análise bibliométrica
Camilla Quesada Tavares, Michele Goulart Massuchin, Nayara Nascimento de Sousa, Gabriela Almeida

Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros
Fernanda Almeida Marcon, Rudimar Antunes da Rocha, Ana Maria Simões Ribeiro

Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania
Egle Müller Spinelli

A “Pedagogia da Autonomia” de Freire e a “Autocomunicação de Massa” de Castells no fortalecimento do protagonismo estudantil na educação híbrida em tempos de pandemia
Talvacy Chaves de Freitas, Juciano de Sousa Lacerda

Arena

Desafios ético-políticos no exercício da cidadania científica em Comunicação
Alberto Efendy Maldonado

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h