CONHEÇA OS NOVOS GRUPOS DE PESQUISA DA INTERCOM

6 de abril de 2022

Já estão ativados os novos Grupos de Pesquisa (GPs) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Ao todo, são 33 GPs, abrangendo as mais diversas áreas do campo interdisciplinar da Comunicação e selecionados criteriosamente a partir da chamada pública realizada em 2021.

“O processo de reestruturação dos Grupos de Pesquisa da Intercom foi bastante longo e contou com uma equipe dedicada ao trabalho de organização e avaliação”, conta a professora Nair Prata (Ufop), diretora Científica da entidade, lembrando que a primeira comissão criada para esse fim foi instalada em 7 de março de 2018, inicialmente levantando documentos, observando outras entidades científicas e buscando o histórico dos GPs existentes. “O trabalho evoluiu para a proposição de um Plano de Reestruturação dos Grupos de Pesquisa da Intercom, de novas Normas Regimentais e de um novo plano de financiamento para a coordenação dos GPs”, completa.

Em 2020, depois de várias consultas às coordenações dos GPs e com a participação de membros da Diretoria Executiva e do Conselho Curador, já estava tudo pronto para a entrada em vigor. Então, veio a pandemia de covid-19, que exigiu uma adaptação de todas as atividades da Intercom. Decidiu-se postergar a reestruturação dos GPs para 2021, quando foi publicada a chamada para que pesquisadores e pesquisadoras de todo o país enviassem suas propostas de criação de novos grupos. O intuito era mobilizar a comunidade de pesquisa em Comunicação para que o braço científico da Intercom refletisse o momento mais atual de nosso campo.

A mobilização de fato ocorreu: foram recebidas 37 propostas, das quais 33 foram cuidadosamente selecionadas pela Comissão de Avaliação para funcionar a partir de 2022. “Avaliamos esse processo como muito positivo, pois se tratou de um trabalho bastante dedicado e que contou com a participação, avaliação e revisão de todos os envolvidos. Damos as boas-vindas aos novos GPs e às novas coordenações, na certeza de que este processo contribui para a qualificação da pesquisa em Comunicação no nosso país”, comemora Nair Prata.

Os 33 Grupos de Pesquisa já iniciaram suas atividades, com a submissão de Mesas Coordenadas às Divisões Temáticas dos congressos regionais Intercom 2022. E, a partir de 15 de abril, pesquisadores e pesquisadoras de todo o Brasil poderão submeter seus trabalhos aos novos GPs, para apresentação no âmbito do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022).

A seguir, confira a lista completa dos novos GPs, bem como suas respectivas coordenações.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br