Últimos lançamentos do Selo Editorial PPGCOM/UFMG

22 de junho de 2022

O Selo Editorial do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) convida a comunidade acadêmico-científica a acessar os títulos lançados recentemente. Clique nos links a seguir para baixar as obras gratuitamente:

“Diversos Diálogos: autismo(s), meios e mediações” (Coleção Limiares), de Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça.
Sinopse: O autista é um ser humano com o olhar diferente, com potencial imenso a ser trabalhado e com o coração cheio de amor que precisa ser amado e cuidado. Este livro traz as diferenças do que é ser um bebê com dificuldades relacionadas ao autismo — quais são os desafios durante o crescimento, os entraves relacionados à comunicação, ao comportamento e à interação social —, mostrando que o autismo é um espectro, pois cada pessoa manifesta as características de uma forma diferente da outra. Somos do tamanho de nossa linguagem; é ela que confere sentido a todos os fenômenos e acontecimentos e antecede a existência de cada um de nós. O autismo veio para dar uma mexida nesse paradigma, embora ele seja facilmente aplicável à maioria das pessoas. Isso nos leva ao seguinte questionamento: como trazer ao mundo da linguagem essas pessoas que têm vasto universo interior, mas dificuldades variadas e, por vezes, severas em se comunicar, tanto no âmbito verbal como no não verbal?

“Narrativas midiáticas, experiências e pesquisas amazônicas” (Coleção Olhares Transversais), organizado por Phellipy Jácome, Liana Vidigal, Edgar Chagas Junior e Gilson Porto.
Sinopse: Este livro, resultante de processo de pesquisa interinstitucional e inter-regional, nasce no bojo de uma crise sanitária global, a pandemia da covid-19. Além da grave situação de saúde pública, a pandemia realçou as desigualdades existentes entre países e entre sujeitos, provocou a lógica capitalista de produção descentralizada ao redor do mundo, desencadeou crises econômicas em função dos períodos de isolamento e também de fechamentos obrigatórios de serviços e comércios, da diminuição do turismo, do desemprego e da precarização das relações de trabalho. É nesse cenário de tensionamentos e de incertezas que este livro é forjado. Por um lado, a pandemia é objeto de pesquisa, quando são analisados seus desdobramentos à luz da Comunicação. Por outro, ela se apresenta como um contexto impossível de ser ignorado e apesar do qual pesquisadores realizam os seus trabalhos. O livro impõe para si o desafio de extrapolar o olhar homogeneizante sobre a Amazônia como um espaço georreferenciado para formas mais complexas que buscam compreender a natureza múltipla que constitui diferentes formas de viver e de pertencer à Amazônia.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br