CONGRESSOS REGIONAIS REUNIRAM CERCA DE 2,7 MIL PESSOAS

29 de junho de 2022

Os cinco congressos regionais realizados pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) entre maio e junho de 2022 tiveram, ao todo, cerca de 2,7 mil participantes inscritos(as), mais de 500 artigos científicos submetidos ao Intercom Júnior e às Divisões Temáticas, e mais de 950 trabalhos experimentais inscritos no Expocom. Os números dão uma ideia da importância desses congressos para as comunidades acadêmicas regionais, após duas edições anuais substituídas pelo evento virtual EncontroIntercom Inter-regiões devido à pandemia de covid-19.

“É como se 2022 fosse o ano zero dos congressos regionais da Intercom. Entre 2020 e 2021, o cenário acadêmico e científico mudou completamente, e não só quanto a protocolos sanitários e ao modo de realizar eventos: vários cursos de Comunicação fecharam, algumas universidades reduziram drasticamente a produção científica, houve muitas demissões de professores e alto índice de evasão de alunos. Assim, avaliamos muito positivamente os números dos regionais, pois eles demonstram que, apesar da conjuntura desfavorável, nossa comunidade é resiliente e continua confiando na Intercom como um espaço importante para a troca entre pesquisadores, docentes e estudantes”, avalia Ariane Pereira (Unicentro), diretora Cultural da Intercom e coordenadora geral dos congressos regionais em 2022.

Os desafios desse retorno foram grandes, mas todas as instituições organizadoras – algumas das quais renovaram um compromisso assumido ainda em 2019, antes que a pandemia alterasse o calendário – empenharam-se para enfrentá-los da melhor forma, usando criatividade e inovação para voltar a receber as pessoas em uma dinâmica diferente e com recursos escassos.

“Este congresso é o primeiro espaço de encontro com o mundo acadêmico de muitas pessoas”, afirmou Luãn Chagas (UFMT), diretor Regional Centro-Oeste, durante a abertura do evento de sua região. “Infelizmente, nós vivemos tempos sombrios da universidade pública brasileira. Passamos neste momento por um corte de orçamento que ataca fundamentalmente as atividades das universidades federais [...], espaço que produz pesquisa no Brasil, que faz ciência e propõe uma série de mudanças sociais [...] A Intercom mais uma vez se propõe a isso, e nós somos a Intercom, um espaço sobretudo de luta política.”

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) optaram por realizar os respectivos congressos em formato virtual. O resultado foi uma programação muito focada na realidade regional, cumprindo exatamente o objetivo da Intercom com esses eventos. “A volta dos regionais permite esse olhar diferenciado sobre o tema central da Intercom – que neste ano é ‘Ciências da Comunicação contra a desinformação’ – a partir das características e demandas de cada região. Isso gera uma riqueza muito grande e nos prepara para o congresso nacional”, explica a professora Ariane.

Para Tatiane Hilgemberg (UFRR), diretora Regional Norte da Intercom, a modalidade on-line propiciou um espaço fundamental para a comunidade acadêmica local: “Durante os três dias do Intercom Norte 2022, as produções realizadas na e sobre a região amazônica foram apresentadas, apreciadas e discutidas, o que é de suma importância para mostrar também a resistência da pesquisa e da universidade da região, muitas vezes invisibilizadas”.

Os outros três congressos regionais foram presenciais: o Intercom Nordeste reuniu cerca de 600 congressistas em Salvador, na Universidade Católica do Salvador (Ucsal); o Sudeste teve cerca de 630 inscritos(as) e aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Poços de Caldas; e o Sul bateu a marca de mil congressistas, que estiveram presentes na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Balneário Camboriú.

O Intercom Nordeste foi o primeiro do calendário, marcando o retorno da Intercom à presencialidade. “Salvador foi palco do primeiro congresso presencial neste ano e também do primeiro virtual da história da entidade – o congresso nacional de 2020. Um ciclo, ou melhor, uma espiral que nos possibilita reencontros acadêmicos, profissionais e fraternos”, ressalta Norma Meirelles (UFPB), diretora Regional Nordeste.

Franco Dani Araújo e Pinto (Univale), diretor Regional Sudeste, salienta que a crise econômica e os receios com a pandemia não impediram a realização de um congresso rico e alegre em Poços de Caldas: “Não escutei uma fala sequer relacionada à desorganização ou coisa do tipo. Muito pelo contrário, apenas elogios. Além disso, a cidade e a universidade são muito lindas e acolhedoras”.

E, por fim, o Intercom Sul fechou o calendário dos regionais em 2022. “Nós sabíamos que esse retorno não seria igual aos congressos anteriores à pandemia, e o Intercom Sul é tradicionalmente o maior dos regionais da Intercom – o que traz uma grande responsabilidade”, afirma Cristiane Finger (PUCRS), diretora Regional Sul da Intercom. “Eu estava muito apreensiva antes, mas fiquei positivamente impressionada com o resultado. Saímos vitoriosos.”

Segundo Ariane Pereira, o próximo passo é a avaliação institucional dos congressos regionais de 2022, que possibilitará fundamentar as decisões para 2023. “Só temos a agradecer a cada uma das cinco instituições que se propuseram a encarar todos esses desafios. Em todos os congressos, cada um com suas características, o sentimento dos congressistas foi de acolhida – nas salas virtuais e nas presenciais. As cinco instituições foram parceiras de toda hora, trabalhando com muita vontade e dedicação. Os regionais Intercom em 2022 foram verdadeiras festas de reencontro”, comemora.

CERTIFICADOS
Quem se inscreveu e participou dos congressos regionais já pode baixar seu certificado no Sistema Unificado Intercom. Basta fazer o login no sistema, clicar em “Área do Usuário” (no menu à esquerda) e em “Certificados”; o congresso ou os congressos dos quais participou aparecerão no centro da tela, aí é só clicar em “Baixar”. Ao final, é exibido o certificado para download em PDF; se o texto não for correspondente ao congresso regional, é preciso limpar a memória cache do navegador. Em caso de dúvida, clique aqui para conferir o tutorial.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br