Intercom 2022 divulga lista de oficinas e minicursos selecionados

1º de junho de 2022

A organização do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022) divulgou nesta semana a lista de oficinas e minicursos selecionados por meio da chamada pública realizada em abril. Ao todo, foram selecionadas 41 propostas, sendo 16 de oficinas e 25 de minicursos.

Segundo Paula Souza Paes (UFPB), que coordena as atividades pedagógicas do congresso ao lado de Josilene Ribeiro (UFPB) e Lívia Vieira (UFBA/Intercom), 103 propostas foram submetidas, acima da capacidade técnica e física do evento. “Foi bem difícil fazer a seleção, porque recebemos propostas de altíssima qualidade por parte tanto de especialistas (com bastante experiência profissional) quanto de mestres e doutores de todo o Brasil – principalmente do Nordeste, mas também do Sudeste, Centro-Oeste e Sul”, conta.

Apesar de os temas serem bastante variados, predominaram questões de gênero e raciais. As propostas também apresentaram metodologias plurais, indo desde dinâmicas práticas – como atividades de escrita criativa e acadêmica, criação de projetos culturais e produção audiovisual – até outras mais teóricas. “Na área de jornalismo, por exemplo, nossa seleção contém oficinas que abordam os diálogos interseccionais entre gênero, raça e classe, envolvendo cobertura jornalística (casos de violência doméstica, racismo, midiartivismo, estratégias para um jornalismo antirracista), política (voto feminino) e a história da imprensa negra no Brasil”, explica a professora Paula. “Os minicursos são ainda mais diversos, uma vez que mais numerosos: vão de discussões teóricas sobre a abordagem comunicacional de determinados temas sociais e políticos (a ética da Comunicação; game studies e Comunicação; perspectivas marxistas sobre Comunicação, Gênero, Raça e mundo do trabalho; filosofia quilombola; políticas de Comunicação, raça e democracia) até discussões mais focadas, por exemplo, em fact-checking, jornalismo econômico, cobertura esportiva, Comunicação e ciência, entre outros.”

A lista publicada agora não é definitiva, uma vez que as atividades ainda dependem de os(as) proponentes confirmarem presença. A partir da confirmação, a organização vai montar a programação final, que será divulgada nos canais oficiais da Intercom e do congresso nacional.

Aos(às) proponentes de atividades selecionadas, um lembrete: é preciso confirmar a participação até o dia 11 de junho e realizar a inscrição no congresso. A organização enviou todas as orientações por e-mail.

O Intercom 2022 será realizado presencialmente de 5 a 9 de setembro em João Paulo, no campus I da UFPB. As inscrições estão abertas até 12 de agosto, e a chamada de trabalhos será encerrada em 11 de julho. Mais informações aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br