INTERCOM 2022: DICAS PARA QUEM VAI A JOÃO PESSOA

13 de julho de 2022

O 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022) será realizado de 5 a 9 de setembro no Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O JORNAL INTERCOM conversou com André Piva, professor dos cursos de Jornalismo e Turismo da UFPB e coordenador do projeto de extensão Paraíba Criativa, a fim de reunir algumas dicas importantes para os(as) congressistas.

Fundada em 1585, João Pessoa é uma das capitais mais antigas do Brasil e hoje tem uma população estimada em cerca de 825 mil habitantes. Segundo o guia Viagem e Turismo, a cidade tem preços mais amigáveis do que a média das capitais nordestinas, proporcionando boas opções de acomodação, alimentação e lazer. “A região de João Pessoa oferece turismo e lazer para todos os bolsos, incluindo belas e limpas praias urbanas, a arquitetura e a cultura do centro histórico, restaurantes e bares, barracas de comida e bebida, além de passeios imperdíveis no litoral sul – como as praias do Seixas (com suas piscinas naturais), de Tabatinga, Coqueirinho (mais badalada) e Tambaba (que tem uma área naturista) –, reservas naturais e o pôr do sol na praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel”, comenta o professor Piva.

TRANSPORTE

Para quem vai sair de cidades e estados próximos, uma boa opção é viajar de ônibus. Neste caso, a chegada é no Terminal Rodoviário Severino Camelo, que fica no bairro central do Varadouro e a cerca de 8 quilômetros do CCTA.

O Aeroporto Presidente Castro Pinto fica a 11 quilômetros do Centro de João Pessoa e a cerca de 18 quilômetros do campus. “Recomendo consultar passagens para Recife, pois, em determinadas datas, sai bem mais barato”, afirma o professor Piva. Do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, é possível ir de metrô até o Terminal Integrado de Passageiros, que tem ônibus interestaduais partindo para João Pessoa a cada meia hora (a viagem é de pouco mais de 100 quilômetros).

Mais detalhes sobre como chegar a João Pessoa podem ser consultados no site oficial do Intercom 2022.

Para se deslocar dentro da cidade, as opções são ônibus (a tarifa é de R$ 4,40), táxis e aplicativos (como Uber, 99 e InDriver).

HOSPEDAGEM

O professor Piva indica três bairros para se hospedar, considerando que não há hotéis e pousadas muito próximos ao campus: Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. “Não é tão fácil ir desses bairros até o campus de ônibus, mas a curta distância torna a corrida de carrobastante acessível. Esses locais são os que oferecem mais opções de acomodação, incluindo hotéis, pousadas e hostels. Além disso, têm restaurantes, bares e vida noturna, então o congressista pode sair à noite com tranquilidade e sem gastar muito. Sem contar que têm praias limpas, alinhadas por árvores e coqueiros, muito bonitas”, afirma. “O trecho de 400 metros entre a Feirinha de Tambaú – onde é possível experimentar tapiocas e outros pratos regionais – e o Busto de Tamandaré é especialmente interessante: você pode caminhar e se sentar na mureta da praia para ver o movimento.”

O professor sugere que a busca por acomodações tome a Avenida Presidente Epitácio Pessoa como referência: à direita (sul) da avenida, fica Cabo Branco; à esquerda (norte), ficam Tambaú e Manaíra. “O Centro também tem alguns hotéis, mas não oferece muitas opções para jantar e espairecer após um dia cansativo de atividades no congresso. Além disso, não tem a segurança dos bairros da orla, então é ideal para passeios diurnos”, comenta.

Acompanhe o Intercom 2022 no site, no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das novidades e dicas da organização!

SUBMISSÕES E INSCRIÇÕES

Estudantes e pesquisadores(as) têm até o dia 20 de julho para submeter trabalhos ao Intercom 2022, mediante inscrição prévia no congresso. Saiba mais

As inscrições de ouvintes (para quem não vai submeter trabalho) seguem abertas até 12 de agosto e devem ser realizadas no Sistema Unificado Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br