‘TikTok e Polarização Política no Brasil’

20 de julho de 2022

Está disponível para leitura on-line e download o relatório de pesquisa “TikTok e Polarização Política no Brasil”, assinado por Viktor Chagas e Luiza de Mello Stefano. Desenvolvida no âmbito do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), a pesquisa mapeou 264 perfis de políticos na plataforma de vídeos curtos TikTok e analisou 23.139 vídeos entre outubro de 2018 e março de 2022.

O estudo propôs avaliar como os políticos de direita e de esquerda utilizam o Tiktok no Brasil, quais são as principais estratégias de comunicação utilizadas por esses perfis na plataforma e os resultados dessa atuação em termos de engajamento. Em meio ao cenário político atual, o relatório identifica, ainda, como os usos distintos de ambos os segmentos potencializam a polarização em ano eleitoral.

Além dos dados quantitativos a respeito dos atores mais ativos e populares, postagens mais virais, métricas de visualização e engajamento obtidas pela direita e pela esquerda, o relatório apresenta um estudo de caso do posicionamento de quatro atores políticos com grande repercussão na plataforma (dois de esquerda e dois de direita).

Clique aqui para ler o relatório.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL OU POR TELEFONE. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br