Revista da UFSC publica dossiê sobre Nilson Lage

20 de julho de 2022

A revista Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM), editada pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicou no dia 29 de junho seu volume 19, número 1 (2022), que traz o dossiê “Jornalismo, mídia e as contribuições de Nilson Lage”.

Coordenado por Eduardo MeditscheSamuelPantojaLima, ambos da UFSC, o dossiê reúne oito artigos sobre as contribuições de Lage (1936-2021) ao ensino, à prática e à pesquisa em Jornalismo. Além disso, traz uma entrevista exclusiva concedida por Lage a Karina Woehl de Farias.

Na seção de temáticas livres, a nova edição da EJM apresenta sete artigos: “O desperdício do jornalismo opinativo na cobertura da posse de Jair Bolsonaro”, de Gislene Silva, Jessica Gustafson Costa, Rafael Rangel Winch e Valentina Nunes; “Rodolfo Walsh: o jornalista-militante que ‘derrotou’ Kennedy e a CIA na Baía dos Porcos”, de João Figueira; “A pandemia da covid-19 nas capas de Veja e Época: uma cobertura contaminada por Bolsonaro”, de Erivelto Amarante; “Jornalismo online e consumo de notícias na América Latin a partir das ‘mais lidas’”, de Michele Goulart Massuchin e Camilla Quesada Tavares; “A produção do público no fotojornalismo convergente: formas de participação em portais de notícia”, de Thaís Coelho Siqueira e Elaide Martins; “Em busca da performance jornalística no TikTok: uma análise do Estadão e da Folha de S.Paulo”, de Cristiane Lindemann, Patrícia Regina Schuster e Vivian Belochio; e “Cobertura climática desde o Sul: análise crítica de discursos jornalísticos não hegemônicos”, de Eloisa Beling Loose.

Por fim, o número traz duas resenhas, sobre os livros "Dez dias num hospício", de Nellie Bly, e "A metrópole imaginária", de André Azevedo da Fonseca.

Os textos estão disponíveis no site da revista.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL OU POR TELEFONE. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br