10 de agosto de 2022
Um evento de divulgação do conhecimento mais recente produzido no campo da Comunicação e uma oportunidade bater um papo descontraído com autores e autoras: este é o Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom), que neste ano chega a sua 17a edição como parte da programação do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022).
O Intercom 2022 será realizado entre os dias 5 e 9 de setembro, presencialmente no Centro Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira (12/08). Saiba mais e inscreva-se!
Coordenado por Felipe Pena (UFF), diretor Editorial da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Publicom está marcado para o dia 8 de setembro, a partir das 17h30, na Praça da Alegria do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB. Ao todo, 42 títulos – submetidos e selecionados via chamada – serão lançados no evento deste ano.
Entre as obras, três são do selo Intercom:
● Comunicação e Ciência: reflexões sobre a desinformação, organizado por Nair Prata, Sônia Jaconi, Rodrigo Gabrioti, Genio Nascimento, Hendryo André e Silvio Simão de Matos, reúne artigos resultantes da quarta temporada de lives da Cátedra Intercom em Comunicação e Informação José Marques de Melo, realizada no primeiro semestre de 2022.
● Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania, organizado por Nair Prata e Fábia Lima, com 17 artigos assinados por palestrantes (inclusive Nita Freire, que fez a conferência de abertura) do 44º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, no Intercom 2021.
● Comunicação e resistência:práticas de liberdade para a cidadania – olhares de jovens pesquisadores, organizado por Nair Prata, Fábia Lima e Flávio Santana e também resultante do Intercom 2021, reunindo os oito melhores textos dos mais de 400 trabalhos apresentados por graduandos(as) e recém-graduados(as) no Intercom Júnior.
Obras produzidas no âmbito de Grupos de Pesquisa da Intercom também estarão no Publicom, incluindo o Dicionário Brasileiro de Comunicação e Religiões (Unaspress), iniciativa do GP Comunicação e Religiões, com organização de Thamires Ribeiro de Mattos, Ricardo Alvarenga, Magali do Nascimento Cunha e Allan Macedo de Novaes; a Coleção Temas Volumes 1, 2, 3 e 4 (Polytheama), com 23 artigos desenvolvidos a partir de comunicações apresentadas no GP Cinema (volumes organizados por Luiza Lusvarghi); e Ficção seriada: estudos e pesquisas (Jogo de Palavras), com artigos apresentados no Intercom 2021 nas sessões do GP Ficção Televisiva Seriada (organização: Ligia Prezia Lemos e Larissa Leda F. Rocha).
Já o livro Jornalismo Local na Bahia: presenças, ausências e novas práticas (Genio Editorial), organizado por Ivanise Hilbig de Andrade e João Cláudio de Santana Guerra, apresenta resultados de pesquisas realizadas na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA) no âmbito do projeto Atlas da Notícia, que contou com o apoio institucional da Intercom.
O tema central do Intercom 2022, “Ciências da Comunicação contra a desinformação”, também marca os lançamentos deste ano. Por exemplo, dois títulos publicados pela Editora Insular abordam a temática na perspectiva do telejornalismo: Qualificação da informação telejornalística: Propostas teórico-metodológicas de combate à desinformação, organizado por Ariane Pereira, Edna Mello, Cárlida Emerim e Cristiane Finger, e Contra a desinformação, telejornalismo! Estratégias de divulgação de notícias audiovisuais de qualidade, organizado por Ariane Pereira, Edna Mello, Cárlida Emerim e Iluska Coutinho. Em outra abordagem, Magaly Prado lançará Fake news e inteligência artificial – o poder dos algoritmos na guerra da desinformação (Almedina).
E como um pouco de tietagem também faz parte do Publicom, o evento de lançamentos terá a presença de grandes referências do pensamento comunicacional brasileiro, tais como: Cicilia Peruzzo, organizadora da coletânea Trilhas e Impactos da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa no Brasil (EdUESPI) ao lado de Rodrigo Gabrioti e Orlando Murício de Carvalho Berti, e autora do livro Pedagogia da comunicação popular e comunitária nos movimentos sociais (Sulina); Antonio Hohlfeldt, que assina a organização de A comunicação dos marginalizados nas rupturas democráticas (EdiPUCRS) juntamente com Cristina Schmidt e Eliane Mergulhão; e Maria Immacolata Vassallo de Lopes, organizadora, com Lourdes Ana Pereira Silva, de Criação e inovação na ficção televisiva brasileira em tempos de pandemia de Covid-19 (CLEA Editorial – Jogo de Palavras).
Confira a lista completa dos títulos que serão lançados no XVII Publicom.
Clique aqui para conferir a programação preliminar do Intercom 2022, que inclui mais de 15 eventos, sessões de apresentação de trabalhos, premiações, oficinas e minicursos.
Para informações sobre inscrições, acesse a página do congresso nacional no Portal Intercom.
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