13 de setembro de 2023
Com equipe de comunicação do Intercom 2023 – FCA/PUC Minas
Na última semana, entre os dias 5 e 8 de setembro, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realizou a etapa presencial do 46o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), que reuniu 1.484 pesquisadores(as), docentes, estudantes e profissionais da área no campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte. Com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”, o congresso também teve uma etapa remota, entre os dias 29 e 31 de agosto.
Na mesa de abertura do Intercom 2023, realizada na manhã do dia 5 no Teatro São João Paulo II, Juliano Domingues (Unicap), novo presidente da entidade, destacou o “processo de reflexão e ação coletivo” que levou ao novo formato do maior congresso científico da Comunicação na América Latina, “que envolveu coordenadores e coordenadores de IJs e GPs, Diretoria da Intercom, conselhos Fiscal e Consultivo e, sobretudo, Conselho Curador, [que] nos ajudou a remodelar o congresso e chegarmos a esse formato que repito tem tudo para marcar a história da Intercom”.
Adelina de La Fuente (PUC Minas), coordenadora da organização local do congresso, agradeceu à equipe e ao corpo discente da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e aos parceiros Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Canal Futura/Fundação Roberto Marinho, Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), bem como aos setores da PUC Minas que apoiaram a organização. “Quero parabenizar a Intercom pela escolha do tema central desta edição, que vai guiar os debates que acontecerão aqui e certamente nos farão refletir acerca do papel da comunicação e da necessidade de buscar caminhos para a defesa e o estabelecimento de políticas públicas e científicas em nosso país. Agradeço à Diretoria da Intercom pela confiança e por possibilitar que este evento tão importante e grandioso fosse realizado aqui, na PUC Minas. Isso nos orgulha muito”, afirmou.
Em seguida, teve início o 46º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que concentrou as discussões sobre o tema central do congresso na conferência de abertura – com Renato Janine Ribeiro (USP), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – e em três painéis. À tarde, foram realizadas as primeiras sessões de Grupos de Pesquisa (GPs) e Intercom Júnior (IJ).
E, ainda na noite de 5 de setembro, a solenidade de abertura teve a entoação do Hino Nacional e uma apresentação musical do Bloco Seu Vizinho. Encerrando seu segundo mandato à frente da Intercom, Giovandro Ferreira (UFBA) resgatou a história da entidade e de seu congresso. “Começamos em [1977], uma entidade na semiclandestinidade, como dizia o saudoso professor José Marques de Melo. Os primeiros encontros eram em conventos, que eram os únicos espaços que tínhamos”, afirmou, ressaltando a parceria histórica entre a Intercom e a PUC Minas, que organizou o congresso nacional em 2003. Margarida Kunsch (ECA-USP), presidente do Conselho Curador da Intercom, enfatizou que a Comunicação “exerce um papel estratégico para a difusão da ciência, da inovação e das tecnologias geradas no centro de investigação das mais diversas áreas do conhecimento”. Na mesma linha, o Padre Luís Henrique Eloy e Silva, reitor da PUC Minas, reiterou esse papel: “[que] a ciência da Comunicação e seu relevante serviço de informação, como construtora de sentido em favor da democracia, da transparência dos processos que envolvem interesses da sociedade, da significativa difusão da ética no meio digital, possa encontrar aqui, espaço científico e epistemológico, durante este congresso”. “Talvez a área da comunicação, dentre tantas outras, seja hoje a mais desafiada, em termos da contribuição que ela pode dar, por um mundo mais lúcido, por um mundo mais justo, por um mundo mais ético”, completou Mozahir Salomão Bruck, secretário de Comunicação da PUC Minas e presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).
O Intercom seguiu pelo restante da semana com apresentações de trabalhos nos GPs e IJs, oficinas,minicursos, apresentações em vídeo dos finalistas nacionais na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e o evento de lançamento de livros (Publicom). A programação incluiu, ainda, a cerimônia de entrega do Prêmio Luiz Beltrão e do Prêmio Intercom de Comunicação (Prêmios Estudantis) e o evento “A Intercom e a Memória da Comunicação”, que fez homenagens aos ex-presidentes da entidade José Marques de Melo (in memorian) e Sonia Virgínia Moreira (Uerj).
Na sexta-feira (08/09), o Intercom 2023 foi encerrado com a festa de entrega dos troféus do Expocom 2023 e, conforme a tradição, foi anunciado o local da próxima edição: o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2024) será realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Balneário Camboriú, Santa Catarina. “Gostaria de parabenizar a PUC Minas pelo lindíssimo evento que foi feito aqui no Intercom nacional”, afirmou Adriana Edral, coordenadora dos cursos de Comunicação da Univali e que esteve no Intercom 2023 ao lado do professor Robson Freire, também da Univali. “Esperamos que façamos jus a este lindo evento que vocês produziram aqui.” “Estaremos lá no ano que vem, podem contar com todo o nosso apoio também”, respondeu a professora Adelina. “Ano passado eu estava em João Pessoa, no lugar da Adriana. A gente fica naquela expectativa de receber um congresso desse tamanho. Mas eu digo que vale a pena, foi muito bom estar com vocês aqui todos esses dias.”
Também no encerramento do congresso, Juliano Domingues fez a leitura da Carta de Belo Horizonte, documento produzido pela Intercom com a Compós e a Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) para marcar o início das movimentações para o Dia Nacional Dia de Luta pela Democracia Brasileira, a ser celebrado no dia 31 de outubro pela SBPC e suas entidades filiadas. “O que aconteceu na história recente do Brasil demonstra uma necessidade de reforço, sobretudo nas escolas, da memória relacionada ao período de repressão da ditadura civil militar midiática no Brasil, iniciada em 1964”, explicou o professor Juliano, acompanhado de Mozahir Bruck, representando a Compós, e de Ariane Pereira (Unicentro), representando a Socicom. Para assinar a carta, acesse o formulário: https://forms.gle/yuoVajrbCAqLErRf9.
→ Os certificados serão emitidos nos próximos dias e disponibilizados na área reservada no Sistema Unificado Intercom.
Para conferir a cobertura da etapa presencial do Intercom 2023 realizada por alunos(as) e professores(as) da PUC Minas, acesse o site oficial e o perfil do congresso no Instagram @intercomnacional.
Acesse também a playlist do Intercom 2023 no canal da Intercom no YouTube para assistir aos eventos que foram transmitidos ao vivo: conferência de abertura com Renato Janine Ribeiro, solenidade de abertura, premiações da Intercom e festa do Expocom (encerramento do congresso).
Nas próximas semanas, o JORNAL INTERCOM trará matérias especiais contando como foi cada evento da etapa presencial. Acompanhe!
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br