INTERCOM 2023: PUBLICOM SUPEROU EXPECTATIVAS DE PÚBLICO E APRESENTOU DIVERSIDADE DE TEMAS

21 de setembro de 2023

Com equipe de comunicação do Intercom 2023 – FCA/PUC Minas

O Publicom, evento de lançamentos editoriais realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) para difundir a produção acadêmico-científica no campo, chegou a sua 18ª edição na noite de 7 de setembro, como parte da programação do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Lançando 55 títulos, o Publicom promoveu o encontro entre congressistas, autores(as) e editores(as).

Segundo Carmem Borges, professora da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas e coordenadora da organização local do Publicom 2023, conta que o número de obras lançadas superou as expectativas. “Fazer parte de um ambiente que propicia um clima muito gostoso, de encontro, com pessoas se abraçando, trocando ideias. Eu acho que, depois de quase três anos de pandemia, é um momento de superação, então foi superpositivo”, comemora.

Felipe Pena (UFF), que acaba de encerrar seu mandato como diretor Editorial da Intercom (2020-2023) e que coordenou as três últimas edições do Publicom, relata que sua gestão teve duas metas prioritárias: viabilizar a aproximação de autores(as) com grandes editoras, o que se tornou possível graças à articulação com pensadores(as) que escrevem no âmbito dos eventos da Intercom; e a coordenação do Colóquio do Jornalismo de Resistência, que ele considera a mais importante. O diretor ressalta que foram sete edições seguidas do colóquio.

O professor Felipe acrescenta que a articulação com os Grupos de Pesquisa (GPs) da Intercom e suas temáticas é um dos critérios de seleção das obras para o Publicom, além da qualidade dos textos e da pertinência dos títulos para o campo da Comunicação. “Eu acho que uma questão que ainda não foi levantada é como nós, na Intercom, seremos uma alternativa à comunicação mainstream e como nós, de alguma maneira, ajudaremos na reconstrução de um país que foi vilipendiado nos últimos quatro anos. Houve um retrocesso gigantesco na comunicação propriamente dita, no jornalismo, na cultura e na academia, que foram os inimigos principais do bolsonarismo. Nos quatro anos do governo Bolsonaro, nós sofremos triplamente, então esse é o nosso desafio: como reconstruir agora? De que maneira podemos contribuir para essa reconstrução? Vamos pensar nisso, coletivamente”, questiona.

A pesquisadora Isaura Mourão Generoso (UFV), autora de “Comunicação Organizacional: saber e prática discursiva – Uma compreensão inspirada em Michel Foucault” (Appris), participa do Intercom há muito tempo e vê o congresso como fundamental para a troca de experiências, para que as pessoas se conheçam e para que as pesquisas possam ser dialogadas. “Lançar um livro meu que é resultado de uma pesquisa, de uma vida inteira num espaço como este é extremamente gratificante, é uma emoção muito grande”, afirma.

Delzio Marques Soares (Unifran), que lançou “Por entre Traços e Cores: a retórica do design nos LPs da Tropicália” (Appris), resultado de sua dissertação de mestrado, participou do Publicom por ser uma oportunidade de dialogar com pessoas das áreas de design e Comunicação. Participando pela primeira vez em um congresso nacional da Intercom, o autor ressalta a oportunidade de conhecer a PUC Minas: “É um espaço maravilhoso, assim como o evento. Participei de vários grupos de pesquisa na área de fotografia, e que eu atuo, e parabenizo a organização e a faculdade (FCA PUC Minas). O próximo desafio é levar essa inspiração para o doutorado”.

Os portugueses Luís Borges Gouveia (UFP) e Armando Malheiro da Silva (Flup) lançaram o livro “Métodos e Infocomunicação: introdução à dinâmica quadripolar de pesquisa” (Conhecimento). “O livro constitui uma espécie de súmula, uma quinta disciplina que é invenção nossa, aplicação de um método que foi proposto em 1954 por um autor belga que propôs configurar um método científico para Ciências Sociais”, conta o professor Armando.

Para acessar a lista completa de títulos lançados no Publicom 2023, clique aqui.

Ao longo das próximas semanas, os perfis da Intercom no Facebook @intercomcomunicacao e no Instagram @intercom_oficial vão divulgar mais detalhes sobre as obras do Publicom 2023. Acompanhe!

O 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023) foi realizado em duas etapas: remota, de 29 a 31 de agosto; e presencial, de 5 a 8 de setembro na PUC Minas em Belo Horizonte. Ao todo, o maior congresso científico da área recebeu 3.082 inscrições e 2.327 trabalhos.

A cobertura completa da etapa presencial realizada por estudantes da PUC Minas pode ser conferida no site oficial do evento: https://intercom2023.pucminas.br/noticias/.

A cobertura fotográfica e audiovisual está disponível no Instagram @intercomnacional.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br