25 de outubro de 2023
A Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), eleita em junho deste ano e que tomou posse em setembro, fez na última semana sua primeira reunião de planejamento para o triênio 2023-2026. Com a previsão de mudanças e atualizações na entidade, o grupo de 15 diretores e diretoras inicia, assim, os trabalhos para colocar em prática a plataforma baseada nos princípios de escuta, antirracismo, diversidade, colaboração e igualdade.
Após um período desafiador nos contextos acadêmico, social, político e econômico, fazemos questão de compartilhar com a nossa comunidade as decisões e os encaminhamentos da Diretoria. Sabemos que o trabalho será intenso e que estamos apenas começando, mas estamos otimistas para que as mudanças que planejamos implementar sejam o mais positivas possível. Queremos tomar as decisões com base na escuta cotidiana das pessoas que fazem parte da Intercom”, afirma Ivanise Hilbig de Andrade (UFBA), diretora de Documentação da Intercom.
A pauta da reunião incluiu formas de promover maior engajamento de associados e associadas nas ações da entidade, novas diretrizes relativas à diversidade, ajustes em atribuições das diretorias, um maior diálogo com o poder público e a reformulação de eventos. Tudo isso exigirá da nova Diretoria um processo intenso de escuta da comunidade da Intercom, bem como a retomada das atualizações no estatuto.
Os principais pontos da reunião foram:
As diretorias Cultural e de Projetos, respectivamente comandadas por Márcia Guena dos Santos (Uneb) e Paulo Victor Purificação Melo (UFBA/ICNOVA), estão trabalhando em um documento sobre diversidade, que trará, entre outras propostas, diretrizes para ações antirracistas na Intercom.
A vice-presidente Ariane Pereira (Unicentro), coordenadora dos congressos regionais da Intercom, fez a apresentação inicial de propostas para a atualização dos eventos, com foco em seu papel de formação de profissionais e jovens pesquisadores(as) do campo da Comunicação.
A Presidência, a cargo de Juliano Domingues (Unicap), informou que está em contato com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República para estabelecer parcerias e ações conjuntas na Rede Nacional de Comunicação Pública, especialmente de expansão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A diretora Científica, Iluska Coutinho (UFJF), relatou que tem se reunido com as coordenações dos Grupos de Pesquisa (GPs), que são o coração da entidade, para dar seguimento à avaliação do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023) e planejar ações conjuntas entre a Diretoria e os GPs dentro e fora das agendas de congressos.
A Intercom pretende fortalecer a parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que desde 2016 realiza o evento Pensacom – Pensamento Comunicação Brasileiro com a nossa entidade. A Diretoria Administrativa está à frente das conversas com o Sesc para pensar, ponderada e conjuntamente, como essa importante parceria pode promover ainda mais a aproximação entre academia e mercado, pesquisadores(as) e profissionais da Comunicação.
A reunião marcou o início de um processo que envolverá muito trabalho e muito diálogo. Acompanhe as novidades aqui no JORNAL INTERCOM e nas redes institucionais no Facebook @intercomunicacao e no Instagram @intercom_oficial.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br