Chamada para dossiê ‘Metodologias e epistemologias afrodiaspóricas e contra-coloniais na comunicação’ segue aberta até 31/03

1º de fevereiro de 2024

Segue aberta até 31 de março a chamada de trabalhos para o dossiê temático "Metodologias e epistemologias afrodiaspóricas e contra-coloniais na comunicação", que será publicado em 2024 na ComSertões – Revista de Comunicação e Cultura no Semiárido (PPGESA-Uneb).

Organizado porMárcia Guena (Uneb/Intercom), Zilda Martins (UFRJ), Ceres Santos (Uneb), Carla Feliz (UFF) e Marcus Vinicius Pereira (UnB), o dossiê é uma parceria do Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) com o Grupo de Pesquisa Rhecados – Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos e com o GEMS – Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais. Pesquisadoras e pesquisadores podem submeter artigos, resenhas e entrevistas, em português, inglês, francês ou espanhol, seguindo as normas da ComSertões.

Assista à gravação da live de lançamento da chamada, realizada em novembro, no canal do GP no Youtube.

Confira a chamada completa:

CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO “METODOLOGIAS PARA ESTUDOS DAS VOZES AFRODIASPÓRICAS E CONTRA-COLONIAIS NA COMUNICAÇÃO”, A SER PUBLICADO NA REVISTA COMSERTÕES NO ANO DE 2024

Estudos das vozes contra-colonias, das relações étnico-raciais e dos movimentos negros têm historicamente denunciado o racismo, o silenciamento e o apagamento do corpo negro e do corpo indígena A materizalização de tais ações aparece nas evidências de assimetrias claros e escuros, nos discursos e representações midiáticas, nos algoritmos racistas, assim como em estatísticas que, segundo Mbembe (2018), apontam quem deve viver e quem pode morrer. Contudo, na última década, como resultado das políticas públicas de ações afirmativas, um novo cenário de demandas e estudos de jovens pesquisadores.as emerge no país. A ampliação do olhar encontra uma cultura de saberes ancestrais, de experiências de vidas, tecnologias e criatividade.

O dossiê “Metodologias para estudos das vozes afrodiaspóricas e contra-coloniais na comunicação” convida pesquisadores e pesquisadoras a enviarem artigos, resenhas e entrevistas que versem sobre novas investigações, fundamentadas cientificamente para além da normatividade técnica eurocentrada no campo da comunicação. Serão bem-vindos olhares cruzados entre a velha, a nova e a novíssima hermenêutica que têm como foco a ontologia humana, o ser sujeito/a afro-indígena no mundo da vida, numa relação do comum. Assim, o dossiê reunirá trabalhos que versem sobre escrevivência, autobiografia, taypis – imaginários racistas, fabulação crítica, imagens de controle, pesquisa ativista, sistematização de experiências, pesquisa-ação e epistemologia compreensiva, dentre outras metodologias e epistemologias que permitam pensar a comunicação.

A proposta do dossiê é provocar novas leituras críticas da realidade real e simbólica, um desafio à reflexão e ao diálogo, criativo e transformador. O dossiê “Metodologias para estudos das vozes afrodiaspóricas e contra-coloniais na comunicação” é uma oportunidade para construir nova realidade acadêmica, um ethos de fato mais universal na sociedade.

SOBRE A REVISTA COMSERTÕES

A ComSertões tem como principal objetivo difundir a diversidade da produção comunicacional semiárida, já que a região é carente de centros de estudos de pós-graduação em comunicação, e necessita, portanto, de espaços que possibilitem construir referenciais teóricos e práticos mais contextualizados, os quais aproximam os conceitos dos problemas concretos vivenciados em terras sertanejas.

Mais informações sobre a revista: https://revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/about

Edições anteriores: https://revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/issue/archive

SUBMISSÕES

A primeira etapa para a submissão é o cadastro no sistema, que é onde será feito o envio do trabalho e o acompanhamento do processo editorial em curso: Acesso em uma conta existente ou para Registrar uma nova conta.

Para Condições de submissão, diretrizes para autores, sistema de avaliação dos trabalhos, instruções e autoria, conferir em: https://revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/about/submissions.

Pedimos que leiam atentamente as instruções e quaisquer dúvidas façam contato por gpcapaintercom@gmail.com.

As submissões de artigos, resenhas e entrevistas devem ser previamente revisados e encaminhados diretamente para o site da revista, seguindo as regras de publicação ali descritas: https://revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/information/authors.

Dossiê: “Metodologias para estudos das vozes Afrodiaspóricas e contra-coloniais na comunicação”
Prazo de submissão: até 31/03/2024
Estimativa de publicação: novembro de 2024
Editores: Márcia Guena (Uneb), Zilda Martins (UFRJ), Ceres Santos (Uneb), Carla Feliz (UFF) e Marcus Vinicius Pereira (UnB).
Organização: Grupo de Pesquisa Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico da Intercom; Grupo de Pesquisa Rhecados - Hierarquizaçãoes Raciais, Comunicação e Direitos Humanos; Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais - GEMS.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br