17 de abril de 2024
A Revista Asas da Palavra está com chamada aberta para artigos na edição v.21, n.1, (2024). Os trabalhos podem ser enviados até 12 de maio para integrarem os materiais do dossiê temático: "Inteligência Artificial (IA): interfaces entre comunicação, tecnologia e sociedade". A publicação do dossiê está prevista para junho de 2024.
A escolha da temática para esta edição leva em conta a ciência da computação que busca simular a inteligência humana (Lévy, 2022), por meio de um sistema binário com a “capacidade de interpretar, organizar e dar sentido a um grande volume de informações” (Barcelos, 2020, p. 61). Contudo, o conceito é polissêmico (Lewis, 2019) e vem passando por mudanças junto com a tecnologia (Canavilhas, 2022) que já integra o cotidiano da sociedade. Desde o lançamento do chatGPT-4 (Chat Generative Pre-Trained Transformer) pela Open-AI, em 2022, o tema vem ganhando ainda mais destaque.
Neste contexto, a proposta temática deste dossiê tem como objetivo reunir artigos teóricos e empíricos que tratem da inteligência artificial em interface com a comunicação, a tecnologia e/ou a sociedade a partir de um olhar interdisciplinar.
A edição será organizada por João Canavilhas (UBI, Portugal), André Pase (PUCRS), Eduardo Pellanda (PUCRS), Mágda Cunha (ALAIC) e Maíra Evangelista de Sousa (UNAMA). A Asas da Palavra (Qualis A4) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA) que publica artigos em português, inglês e espanhol.
Para este número, podem submeter trabalhos doutores vinculados a uma instituição de nível superior; doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, obrigatoriamente em coautoria com pelo menos um(a) autor(a) com título de doutor(a). As diretrizes gerais para autores já estão disponíveis.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br