Inscrições para ‘23º curso de jornalismo em guerra e violência armada’ terminam em 18 de agosto

07 de agosto de 2024

Estudantes de Comunicação com interesse em coberturas de temas humanitários devem ficar atentos para não perder a oportunidade de participar do ‘23º Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada’. Promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e pelo Projeto Oboré Especiais, as aulas serão em formato online aos sábados, entre 24 de agosto e 5 de outubro.

Interessados em participar da edição de 2024 podem se inscrever entre 11 de julho e 18 de agosto neste site. No dia 24 de agosto, haverá uma aula magna aberta a todos os inscritos. A participação na aula faz parte do processo seletivo. Já os quatro encontros seguintes (nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro) são exclusivos para os 50 estudantes de Comunicação selecionados. O curso é voltado exclusivamente para estudantes universitários da graduação e recém formados em Jornalismo.

As equipes do CICV e da Oboré vão escolher alunos com interesse por DIH (Direito Internacional Humanitário) e por temas relacionados à cobertura humanitária que mais se encaixem nos perfis adequados ao melhor aproveitamento do módulo. A seleção ocorrerá entre os dias 25 de agosto e 6 de setembro por meio da avaliação dos formulários entregues no ato da inscrição e da entrega de uma reportagem sobre a aula magna. Os resultados serão divulgados no dia 10 de setembro.

O curso faz parte do Projeto Repórter do Futuro, modelo de complementação universitária concebido pela Oboré em 1994 com o objetivo de oferecer alternativas de autodesenvolvimento e incentivo às carreiras dos futuros repórteres. A metodologia aplicada é a mesma que caracteriza os cursos do Projeto: após uma palestra, os convidados concedem uma entrevista coletiva aos participantes.

Mais de 550 estudantes já passaram pelo curso e aprenderam sobre as consequências humanitárias dos conflitos armados e da violência armada, os desafios da cobertura jornalística nesses contextos e a agenda humanitária do CICV no Brasil e no mundo.

Confira a programação do curso abaixo:

24/08 – Aula magna aberta para todos os inscritos: O trabalho do CICV no Brasil e no mundo e suas principais preocupações humanitárias em 2024 – Daniel Muñoz-Rojas, chefe de operações da Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

14/09 – Encontro 1: Os 75 anos das Convenções de Genebra: o que o repórter precisa saber sobre as “leis da guerra” – Tarciso dal Maso, jurista e consultor legislativo do Senado Federal para Direito Internacional.

21/09 – Encontro 2: Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo – Edmar Martins, chefe do Programa com Forças Policiais e de Segurança da Delegação Regional do CICV, e Marta Andrade, Coordenadora de Proteção do CICV.

28/09 – Encontro 3: Cobertura da imprensa brasileira de temas humanitários – Paola De Orte, correspondente da TV Globo para o Oriente Médio, e Janaína Figueiredo, repórter especial e colunista do jornal O Globo.

05/10 – Encontro 4: Sessão de avaliação e encerramento.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br