04 de setembro de 2024
Na semana passada, durante a etapa remota do congresso, realizada nos dias 27, 28 e 29 de agosto, mais de 1170 pessoas participaram das atividades do Intercom Nacional. Os números indicam a boa aceitação do evento e prepararam muitos congressistas para a etapa presencial.
“Não começamos o Congresso hoje, mas sim na semana passada, com a etapa remota do evento”, afirmou o presidente da Intercom, Juliano Domingues (UPE/Unicap) durante a abertura da etapa presencial do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Depois de três dias de evento remoto na última semana de agosto, o Congresso Nacional chegou, no dia 03 de setembro, ao Auditório da Univali, em Balneário Camboriú.
Na Conferência de abertura do Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), Ana Regina Rêgo, falou sobre a comunicação em tempos de inteligência artificial, destacando as relações com a datificação, o capitalismo de vigilância e as representações.
"O tema trabalhado hoje é uma preocupação muito pertinente, considerando ainda todo o escopo. Temos que ter em mente que temos coisas extremamente positivas, e que elas devem ser incorporadas ao nosso dia a dia. Ao mesmo tempo, é preciso ter a criticidade para que nós possamos construir um ambiente saudável", ressaltou Ana.
Na sequência, a primeira mesa do Ciclo tratou do tema Inteligência Artificial, comunicação e segurança da informação: políticas públicas e produção de conhecimento. Mediada pela Diretora Financeira da Intercom, Daniela Ota (UFMS), a mesa teve a participação do presidente do IBGE, Márcio Pochmann, do Diretor de Tecnologia da Informação da Capes, Gustavo Jardim Portella e dos pesquisadores Juremir Machado (PUCRS), Carolina Monteiro (Ajor) e Rafael Cardoso Sampaio (UFPR).
“Precisamos inventar um novo mundo com as novas ferramentas disponíveis. Mas esse mundo precisa ser melhor do que temos hoje”, destacou o professor Juremir Machado em sua palestra.
No segundo dia de Ciclo, realizado em 04 de setembro, aconteceram duas mesas A primeira foi sobre "Alfabetização em dados para equidade e cidadania", com José Messias (UFMA/ UFF); Daniel Castro (IBGE) e Pollyana Ferrari (PUC-SP), com mediação da Diretora Científica da Intercom, Iluska Coutinho.
"Esse ciclo promoveu um espaço de estímulo ao desenvolvimento. Isso porque, quando falamos em comunicação, falamos de uma demanda na sociedade por uma transformação urgente e que traz impactos sociais visíveis", reforçou a mediadora Iluska Coutinho ao final da mesa.
O último painel do ciclo de estudos tratou da Inteligência Artificial e a práxis comunicativa: como enfrentar os riscos da desigualdade em tempos de desinfodemia. A discussão foi conduzida por Madalena Oliveira, Presidente da Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; Raika Julie Moisés, Grupo de Estudos Muniz Sodré/ Instituto Serrapilheira, e Edgard Rebouças, Gerente de Projetos do Núcleo de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, com mediação da vice-presidente da Intercom, Ariane Pereira.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).