26 de setembro de 2024
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) organiza, desde 1998, o Prêmio Luiz Beltrão. A premiação reconhece o trabalho no campo da comunicação e das pesquisas em comunicação realizadas por pesquisadores e pesquisadoras, além de instituições de todo o país. Anualmente, a homenagem é uma forma de valorizar os trabalhos relevantes e que consolidam, dia após dia, todo o campo acadêmico e profissional.
Em 2024, os prêmios foram entregues durante cerimônia especial realizada no 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Balneário Camboriú. Durante a premiação, a diretora cultural da Intercom, Márcia Guena (UNEB), destacou o quão importante é ter a premiação e o reconhecimento.
“É com muita alegria que entregamos o Prêmio Luiz Beltrão para esses pesquisadores e pesquisadoras. Sabemos que há muita dedicação e muito trabalho por trás dessa vitória. Essa é apenas mais uma confirmação e reconhecimento de uma trajetória imensa”, disse aos presentes na Solenidade.
Neste ano, 23 pesquisadores e instituições foram indicados em quatro categorias. A professora e pesquisadora, Valci Zuculoto (UFSC), foi a vencedora na categoria Maturidade Acadêmica. Paraa professora, a premiação é o resultado de um trabalho contínuo e em conjunto com uma rede de profissionais que atuam ao seu lado diariamente.
"O Prêmio Luiz Beltrão reconhece a continuidade de um trabalho que, junto com colegas, alunos, professores, servidores e colegas profissionais estamos desenvolvendo. Se não fossem eles, eu não conseguiria. Eu nem seria professora se não tivesse colegas de pesquisa e profissionais parceiros em toda a área da comunicação", afirma a homenageada.
A professora Valci já conquistou o prêmio Luiz Beltrão anteriormente, no ano de 2017, na categoria Liderança Emergente. Em 2024, quem ganhou nesta categoria foi o professor Álvaro Bufarah Júnior (Universidade Mackenzie de São Paulo).
"Quando eu recebi o primeiro prêmio, em 2017, foi um reconhecimento muito bacana. Ao mesmo tempo, foi um estímulo, um reconhecimento pelo trabalho que eu já vinha fazendo. E agora, ao receber o prêmio de maturidade, eu não vou descansar. Embora seja uma sensação de missão cumprida, é novamente um estímulo para a minha trajetória", completa a professora, que é presidente da Alcar.
O Prêmio Luiz Beltrão também é concedido para instituições. No Grupo Inovador, que reconheceu núcleos de pesquisa que se destacam pela capacidade de inovar nos planos teóricos, metodológicos, tecnológicos e pragmáticos nas pesquisas em comunicação, o vencedor foi o Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na categoria Instituição Paradigmática, que premia cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na pesquisa dos fenômenos comunicacionais, o grupo Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social recebeu o reconhecimento.
"Agradecemos imensamente todos que se inscreveram e participaram do Prêmio. Esse momento foi especial para a Intercom, mas também é o reflexo de algo que acontece o ano inteiro, com o reconhecimento da produção acadêmica por parte de toda a comunidade da comunicação. Diz também sobre a memória de quem já venceu o prêmio e, por fim, ao afeto entre nossos entes e raízes", ressaltou o presidente da Intercom durante a premiação, Juliano Domingues (UPE/Unicap).
Sobre o Prêmio
O Prêmio organizado pela Intercom exalta o pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais na universidade brasileira, o Professor Luiz Beltrão. Foi fundador do Instituto de Ciências da Informação, primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, e de Comunicações & Problemas, primeira revista de ciências da comunicação (Universidade Católica de Pernambuco, 1963).
Luiz Beltrão tornou-se também o primeiro Doutor em Comunicação do Brasil (Universidade de Brasília, 1967). Sua obra ganhou reconhecimento nacional e prestígio internacional, nos âmbitos do jornalismo e comunicação de massa.
Foi pesquisador, educador e divulgador científico. Produziu conhecimento midiático ancorado na vivência profissional. Formou uma geração de professores e pesquisadores da comunicação e converteu os resultados de suas pesquisas em material didático, difundido na sala de aula ou estocado em livros destinados aos jovens estudantes e profissionais.
Nascido em Olinda, Pernambuco, em 8 de agosto de 1918, Luiz Beltrão faleceu em Brasília em 1986.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).