Intercom e SPBC discutem a concentração de Mídia no Brasil em Dia de Luta pela Democracia

10 de outubro de 2024

Uma conferência resultante da parceria entre a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) propôs um momento de reflexão e discussão coletiva acerca da ‘Mídia e democracia no Brasil: velhos e novos desafios, como parte das ações do Dia de Luta pela Democracia Brasileira, celebrado anualmente em 5 de outubro.

A sessão teve a mediação da diretora de Documentação da Intercom, Ivanise de Andrade (UFBA) e conferência da Profa. Eula Dantas Cabral, da Fundação Casa de Rui Barbosa, que concentrou suas contribuições nos aprofundamentos presentes em sua obra ‘Concentração da mídia no Brasil - Radiodifusão e Telecomunicações’, recém lançada no país. Eula é coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC – CNPq/FCRB), é professora no Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA – FCRB), pós doutora, doutora e mestre em Comunicação.

O livro aborda o mapa da concentração midiática no Brasil, as implicações sociais desses conglomerados na vida dos brasileiros, posicionamento do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil diante deste cenário. Evidenciando a relação da mídia com a democracia no Brasil, a pesquisa do livro mostra que no Brasil a concentração dos meios de comunicação e de telecomunicações nas mãos de poucos conglomerados é uma realidade. Grupos privados, formados por famílias, igrejas e políticos, comandam a radiodifusão no país, atingindo quase 100% da população brasileira.

Com muitas interações e reflexões coletivas, a conferência evidenciou o grande impacto dessa realidade da comunicação na cidadania.

“O livro da professora Eula Dantas Cabral faz um retrato amplo e complexo do cenário midiático brasileiro. A obra oferece uma contribuição para pesquisas que buscam compreender as relações entre a concentração midiática brasileira com outros fenômenos, tais como regionalização, pluralidade e diversidade de vozes nas coberturas jornalísticas, modelos de negócios, entre outros. Enfim, é uma leitura fundamental.”

Como parte de uma entidade que contribui e luta para o fortalecimento da comunicação no Brasil e pela democracia plena, a diretora de Documentação da Intercom ressalta o grande mérito e necessidade desse debate coletivo na acadêmia.

“A Intercom está unida à SBPC desde a idealização da data para mobilização da sociedade brasileira em torno da temática. Esta parceria reforça nossa defesa, enquanto entidade científica e de pesquisa, dos princípios que nos movem, como cidadania, ética e democracia”.

Dia de Luta pela Democracia Brasileira

As atividades em alusão à data ocorrem desde 2023, quando cerca de cem sociedades científicas, acadêmicas e da sociedade civil declararam 5 de outubro o ‘Dia de Luta pela Democracia Brasileira’. A partir disso, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) como organizadora, juntamente com outras entidades, se propõe a realizar atividades educativas explicando e defendendo o que é a democracia e sua importância. As ações organizadas nesta data são oportunidades de reflexão sobre o período militar, combate ao autoritarismo e de destaque a importância da liberdade de expressão.

Confira na íntegra como foi a conferência clicando aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br