21 de novembro de 2024
Nesta quinta-feira (21), às 19h30, será lançado no Auditório Freitas Nobre da Escola de Comunicações e Artes da USP, o livro “Ecos de Búzios: contribuições ao debate brasileiro sobre Comunicação e Relações Étnico-Raciais”. Organizado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, por meio da sua Setorial Dandara, a obra reúne artigos, entrevistas e ensaios escritos por intelectuais e ativistas comprometidos com a justiça racial e com trabalhos relevantes na área da comunicação.
Temáticas como racismo algorítmico; jornalismo e racismo estrutural; inteligência artificial e automatização de estereótipos raciais; interseccionalidade e governança da internet; soberania tecnológica e justiça racial; periferias e direito à comunicação; políticas de comunicação e racismo; cinema e negritude; e comunicação comunitária integram o material.
O nome “Ecos de Búzios” diz respeito à inspiração do livro na Revolta dos Búzios, manifestação popular, protagonizada por pessoas negras, na Bahia, em agosto de 1798. Assim como os boletins sediciosos da Revolta dos Búzios, os textos deste livro são de denúncia e anúncio: a denúncia das desigualdades estruturais de comunicação, notadamente pela perspectiva racial, e o anúncio de ideias para uma espécie de “programa preto” das comunicações no Brasil.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br