16 de janeiro de 2025
A edição 2024.2 da Revista Estudos em Jornalismo e Mídia publicou o dossiê “Mídias e violências de gênero: análises e reflexões sobre desigualdades e resistências nos processos comunicacionais”.
O material reúne 18 artigos que mobilizam os estudos de Gênero e Comunicação, a partir de diferentes desenhos de pesquisa, trazendo uma discussão sobre o problema da violência de gênero e os diversos modos como se relaciona com o campo das mídias e do jornalismo.
Conforme a apresentação da Revista, os artigospodemserlidosapartirdequatroeixos. Noprimeirodeles,são trabalhos que se preocupam com a cobertura jornalística ou com a midiatização da violência contra as mulheres, a partir de perspectivas interseccionais. Nosegundoeixo,são pesquisas quesededicamaobservarofazer jornalístico sob uma perspectiva genérica da crítica, desvelando como as desigualdades interferem no exercício profissional.Já no terceiro eixo, os artigos se voltam para dinâmicas do ativismo feminista na produção de (contra)informação.Por fim, o quarto eixo, refere-se a narrativasficcionais e o seu potencial de promover amplo debate público sobre as violências.
A edição completa pode ser acessada aqui.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br