A Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação (INICIACOM) é uma publicação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que tem o objetivo de valorizar o trabalho do estudante de cursos da área da Comunicação como pesquisador em formação.

A Intercom retoma a publicação da revista, que será anual, por acreditar na importância de garantir oportunidades aos discentes que experenciam ou já experenciaram a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, em especial em atividades de iniciação científica.

A Iniciacom publica textos inéditos de estudantes de graduação em Comunicação e áreas afins e recém-formados até um ano após a conclusão do curso. Trabalhos apresentados em congressos ou no Intercom Regional podem ser publicados desde que haja uma nota de rodapé indicando as informações sobre o evento onde foi apresentado. Não serão publicados trabalhos apresentados no Intercom Júnior Nacional aprovados para publicação no e-book especial de cada congresso.


AVALIAÇÕES

A proposta da Iniciacom é que as avaliações foquem o parecer na possibilidade de (re) formulação do texto até a sua qualificação para publicação. A Iniciacom privilegia a orientação para a melhoria do trabalho, evitando reprovação sem que seja dada a chance de promover mudanças no texto.

Os trabalhos serão analisados inicialmente pelos editores e depois encaminhados para os pareceristas externos, nacionais ou estrangeiros, em sistema de avaliação às cegas. Portanto, devem ser enviados sem indicação de autoria ou qualquer informação relacionada à instituição de ensino de vinculação.

O parecer inicial, então, deverá apresentar os pontos positivos e aqueles que devem ser aprimorados, com sugestões, encaminhamentos, modificações e até mesmo leituras.

Diretrizes e condições para submissão de trabalhos na Revista Iniciacom estão disponíveis na aba Submissões [abrir link aqui].

O banco de pareceristas, seguindo a proposta de formação de novos quadros, é composto por mestrandos, doutorandos, mestres e doutores. Faça o seu cadastro aqui e seja também um parecerista da Iniciacom.

ACESSE AQUI a edição atual e anteriores


COMISSÃO EDITORIAL

A Comissão Editorial da Iniciacom é composta por:

Diretora Científica: Nair Prata (UFOP)
Diretoria Científica Adjunta: Sílvio Simon (Univille)
Diretor Editorial: Felipe Pena (UFF)
Diretor Editorial Adjunto: Erick Felinto (UERJ)
Editor Associado: Genio Nascimento (UAM)
Editor/Assistente Editorial: Flávio Santana (Uespi)


CONSELHO CIENTÍFICO DA INICIACOM

O Conselho Científico da Iniciacom é composto pelos coordenadores e vice-coordenadores das Divisões Temáticas do Intercom Júnior e pelas representantes da Diretoria Científica da Intercom:

IJ01 - JORNALISMO
Coordenadora: Mayra Fernanda Ferreira (Unesp)
Vice-coordenadora: Jemima Bispo (UFJF)

IJ02 - PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Coordenador: Diogo Rógora Kawano (IFSULDEMINAS)
Vice-coordenador: Sergio dos Santos Clemente Junior (USP)

IJ03 - RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Coordenador: Diego Wander Santos da Silva (PUCRS)
Vice-coordenadora: Roseane Andrelo (Unesp)

IJ04 - COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
Coordenador: José Tarcísio Oliveira Filho (UFRR)
Vice-coordenador: Andrei Maurey (PUC-Rio)

IJ05 - COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA
Coordenador: João Paulo Hergesel (PUC-Campinas)
Vice-coordenadora: Luana Ellen de Sales Inocêncio (UFF)

IJ06 - INTERFACES COMUNICACIONAIS
Coordenador: João Guilherme Peixoto (Unicap)
Vice-coordenador: Vinicius Ferreira Ribeiro Cordão (UFRJ)

IJ07 - COMUNICAÇÃO, ESPAÇO E CIDADANIA
Coordenadora: Suzana Cunha Lopes (UFPA)
Vice-coordenadora: Paula Coruja da Fonseca (UFRGS)

IJ08 - ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO
Coordenadora: Juliana Fernandes Teixeira (UFPI)
Vice-coordenadora: Paula de Souza Paes (UFPB)


SUBMISSÕES

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os textos devem ser formatados de acordo com o template, que está acessível logo abaixo, nas Normas de Publicação.

Entrevistas podem ter até dez páginas, com breve texto introdutório a respeito do entrevistado e enfoque em sua atuação acadêmica ou profissional. O restante do conteúdo deve ser disponibilizado em formato de pergunta e resposta. O texto deve ser encaminhado junto com uma foto do pesquisador ou profissional (extensão JPEG, 300 dpi), com a autorização para publicação da imagem e com o crédito do fotógrafo. Solicita-se não colar a foto no arquivo Word, mas anexá-la separadamente.

As resenhas devem ter título próprio, que deve ser diferente do título do livro, referência bibliográfica completa da obra resenhada incluindo o número de páginas e nome/instituição do autor da resenha. Além disso, a capa do volume resenhado deve ser digitalizada e encaminhada em formato JPEG, 300 dpi, em arquivo separado. A foto não deve ser colada no arquivo Word.

Em todos os casos, as colaborações devem conter breve currículo dos autores, de no máximo cinco linhas, e respectivos endereços eletrônicos.

Diretrizes para Autores

Os artigos, com extensão de nove a quinze páginas, serão formatados em página A4 e fonte Times New Roman, corpo 12, com entrelinhas de 1,5.

Os textos devem ser formatados de acordo com o template (fazer download aqui).

Os textos devem contemplar, além de todas as orientações do template, introdução, apresentação da pesquisa, referencial teórico-metodológico, resultados (parciais ou totais), considerações finais e referências bibliográficas.

Os textos devem ser acompanhados de um resumo, formatado em espaçamento simples, com no máximo 450 caracteres (com espaços), contendo tema, objetivos, metodologia e o principal resultado alcançado. O resumo deve ser seguido de três a cinco palavras-chave. As mesmas especificações valem para os textos de dossiês temáticos.

Os títulos, o resumo e as palavras-chave dos artigos e dos dossiês devem ser acompanhados de versão em inglês.

Política de Privacidade

Os nomes, endereços informados e quaisquer outros dados pessoas informados para cadastro nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Normas de Publicação

Formatos de textos aceitos para publicação

1. Artigos

Os artigos, com extensão de nove a quinze páginas, serão formatados em página A4 e fonte Times New Roman, corpo 12, com entrelinhas de 1,5.

Os textos devem ser formatados de acordo com o template (fazer download aqui).

Os textos devem contemplar, além de todas as orientações do template, introdução, apresentação da pesquisa, referencial teórico-metodológico, resultados (parciais ou totais), considerações finais e referências bibliográficas.

Os textos devem ser acompanhados de um resumo, formatado em espaçamento simples, com no máximo 450 caracteres (com espaços), contendo tema, objetivos, metodologia e o principal resultado alcançado. O resumo deve ser seguido de três a cinco palavras-chave.

Os títulos, o resumo e as palavras-chave dos artigos e dos dossiês devem ser acompanhados de versão em inglês.

2. Entrevistas

Entrevistas podem ter até doze páginas, com breve texto introdutório a respeito do entrevistado e enfoque em sua atuação acadêmica ou profissional. O restante do conteúdo deve ser disponibilizado em formato de pergunta e resposta. O texto deve ser encaminhado junto com uma foto do pesquisador ou profissional (extensão JPEG, 300 dpi), com a autorização para publicação da imagem e com o crédito do fotógrafo. Solicita-se não colar a foto no arquivo Word, mas anexá-la separadamente.

3. Resenha

As resenhas devem ter título próprio, que deve ser diferente do título do livro/filme, referência bibliográfica completa da obra resenhada incluindo o número de páginas e nome/instituição do autor da resenha. Além disso, a capa do volume resenhado (apenas para livros) deve ser digitalizada e encaminhada em formato JPEG, 300 dpi, em arquivo separado. A foto não deve ser colada no arquivo Word.

Em todos os casos, as colaborações devem conter breve currículo dos autores, de no máximo cinco linhas, e respectivos endereços eletrônicos.

Regras para Citações, Notas e Referências

As referências bibliográficas e citações deverão obedecer às normas atualizadas da ABNT.

1. Citações

As citações podem ser diretas ou indiretas, podendo estar em língua estrangeira desde que a tradução conste como nota de rodapé.

1.1. Citações diretas, literais ou textuais:

Inseridas no texto: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas.

Em destaque: As citações com mais de três linhas aparecem em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido (com recuo na margem esquerda, corpo 11, em espaço simples entre linhas).

1.2. Citações indiretas

A fonte também deverá ser citada (autor, data, página) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor ou ao final do mesmo sob forma de nota bibliográfica.

2. Notas de rodapé

Usadas apenas para acrescentar informações relacionadas ao texto e importantes para o seu entendimento.

3. Referências

Todas as citações bibliográficas do texto devem compor uma lista final, cujas normas são:

3.1. Livros, teses, dissertações, monografias trabalhos científicos em geral

Quando a obra tem até três autores, mencionam-se todos, na ordem em que aparecem na publicação. Os nomes vêm separados por ponto-e-vírgula.

Se há mais de três autores, mencionam-se até os três primeiros, seguidos da expressão et al.

3.2. Capítulos de livros

a) De um autor em sua própria obra:

SAN MARTIN, Patrícia. Hipertexto: seis propuestas para este milenio. Buenos Aires: La Crujía, 2003.

b) De um autor em uma coletânea:

BOYCE, Robert W.D. Falácias na interpretação de dados históricos e sociais. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 445-469.

3.3. Documentos oficiais

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

3.4. Autoria institucional

FOLHA DE S. PAULO. Novo manual de redação. 4. ed. São Paulo: Folha de S. Paulo, 1992.

3.5. Autoria desconhecida

ENCICLOPÉDIA Barsa. 15ª ed. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica, 1979, 16 v.

3.6. Artigos de revistas científicas

GOMES, Eduardo Duarte. Cinema: a estética do cicio de Recife. Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 58-65, jan./jun. 1994.

3.7. Congressos, seminários, conferências

CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 21, Recife, 07-12 set. 1998, Anais [...]. Recife: INTERCOM, 1998.

3.8. Trabalhos apresentados em congressos, simpósios, conferências

GUIMARÃES, B. V. Rede Regional de Comunicação: uma experiência em progresso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 11, 2006. Anais [...]. Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá/ Intercom, 2006, p. 1-16.

3.9. Documentos eletrônicos

a) Na web:

MICHAELS, Richard. The megahit movies, 1996. Disponível em: megahitmovies.com/megahits.htm. Acesso em: 17 abr. 1999.

b) Em CD-ROM:

KOYRE, Alexandre. O mundo incerto. Intercom, set. 1998. CD-ROM.

c) Artigos de revista:

VIEIRA, Cassio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

d) Artigos em jornais:

LlCHOTE, Leonardo (22 out. 2003), Jeremias, o Born, renasce em livro e continua ótimo. O Globo [Online], 4 parágrafos, Disponível em: oglobo.globo.com/jornal/suplementos/segundoca.

3.10. Imagem em movimento

OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. Coordenação de Maria Izabel Azevedo. São Paulo: CERAVI, 1983, 1 videocassete (30 min), VHS, son., color.

3.11. Documento iconográfico - pintura, gravura, fotografia, transparência, cartaz

KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes, 1980. 1 fotografia. O que acreditar em relação à maconha. São Paulo: CERAVI, 1985, 22 transparências, color., 25 cm x 20 cm.

3.12. Documento sonoro: disco, CD, cassete, fita de rolo

ALCIONE. Ouro e cobre. São Paulo: RCA Victor, p 1998. 1 disco sonoro.

Dúvidas e/ou outras informações, através do e-mail: iniciacom@intercom.org.br.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
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