Publicado o relatório da Fenaj sobre violência contra jornalistas

31 de janeiro de 2024

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançou na última quinta-feira (25/01) o relatório Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2023, que apresenta e analisa dados coletados pela própria Federação e pelos Sindicatos de Jornalistas de todo o Brasil, a partir das denúncias feitas por profissionais a essas entidades e de notícias publicadas em veículos de comunicação.

O documento contabiliza 181 casos de violência contra jornalistas ao longo do ano passado, 51,86% a menos que os 376 registrados em 2022, e comemora o fato de nenhum jornalista ter sido assassinado no Brasil. No entanto, ressalta que o número de casos ainda é alto – 34,07% a mais do que em 2018 – e que a queda registrada agora se deve, principalmente, aos casos de descredibilização da imprensa e de censura, que tiveram uma redução com o novo governo.

“A expectativa da Federação e dos Sindicatos de Jornalistas é que a violência contra a categoria cesse, no Brasil e no mundo. As sociedades precisam compreender o papel social do Jornalismo e dos jornalistas, principalmente diante de ameaças à democracia, aos direitos humanos e ao planeta Terra”, escrevem Samira de Castro, presidenta da Fenaj, e Maria José Braga, secretária de Relações Internacionais e editora do relatório, no texto de apresentação. “Sem imprensa livre e sem jornalistas exercendo a profissão com segurança e condições dignas de trabalho não há verdadeira democracia. E sem verdadeira democracia corremos, todos, o risco de sucumbir.”

Clique aqui para baixar o relatório.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br