Recria – Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências será lançada em 02/09

25 de agosto de 2021

A Recria – Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências será oficialmente lançada no dia 2 de setembro, às 17h (horário de Brasília), com a aula aberta interprogramas “Dilemas da participação de crianças e jovens na cultura digital”, ministrada por Inês Vitorino Sampaio (UFC), pesquisadora cofundadora da rede. O evento será transmitido pelo canal da rede no YouTube e terá tradução em libras.

A iniciativa foi criada em março deste ano por pesquisadoras em oito estados do Brasil e em Portugal com o objetivo de fomentar, a partir do olhar da comunicação, estudos, formações e atividades de extensão sobre como os mais jovens são representados pela mídia e os usos que fazem dos diversos suportes e linguagens midiáticas.

A Recria tem três eixos de atuação no Brasil e em intercâmbio com países ibero-americanos e da lusofonia africana: a articulação entre pesquisadores; o estabelecimento de projetos de investigação e extensão conjuntos; e a organização de eventos e de publicações. Nessas atividades, o grupo considera importante pensar no protagonismo das crianças e dos adolescentes na elaboração de narrativas nas mídias e nas políticas públicas relacionadas à comunicação. O consumo tecnológico, a desigualdade social, os processos de letramento midiático na educação e as metodologias de pesquisa que envolvam crianças e adolescentes também são algumas das temáticas que fazem parte das discussões da Recria.

A rede articula-se a partir de grupos de pesquisa das cofundadoras: Angela Maria Farah (Epistemologia do diálogo social; USP), Brenda Guedes (PHiNC – Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo; UFPE eESC – Ética na Sociedade de Consumo; UFF), Inês Vitorino (LabGrim – Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia; UFC), Juliana Doretto (Sociedade mediatizada: processos, tecnologia e linguagem; PUC-Campinas), Lidia Marôpo (CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais; NOVA FCSH-Portugal), Maria Clara Sidou Monteiro (ESC – Ética na Sociedade de Consumo; UFF e LabGrim – Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia; UFC), Pâmela Craveiro (OPSlab – Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade; UFMT, ESC e LabGrim), Renata Tomaz (ESC – Ética na Sociedade de Consumo; UFF), Saraí Schmidt (Criança na Mídia –Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura; Universidade Feevale) e Thaís Furtado (NUPEJOR – Núcleo de Pesquisa em Jornalismo; UFRGS). Além disso, a entidade também conta com pesquisadores colaboradores de outras instituições.

Para mais informações, acesse o site da Recria e o perfil da rede no Instagram.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br