REGIONAIS INTERCOM 2020: DICAS PARA ACERTAR NA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

4 de fevereiro de 2020

Pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e bacharéis já podem enviar artigo para as Divisões Temáticas (DTs) dos congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

É fundamental que os interessados leiam com atenção a chamada de trabalhos do respectivo congresso regional, estudem as normas da Intercom e a ementa da Divisão Temática pretendida, e confiram os prazos de submissão e inscrição. O primeiro passo é acessar a seção dos congressos regionais no Portal Intercom, localizar seu regional e clicar nos respectivos links.

“É muito importante estar atento(a) às normas de submissão, pois trabalhos de qualidade podem acabar não sendo aceitos por conta de detalhes”, afirma a professora Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom. “E, como sempre, chamamos a atenção para os prazos. Deixar o envio para a última hora é sempre um risco. O ideal é já consultar normas, ementas e prazos, para preparar o artigo com antecedência”, completa.

A Diretoria Científica da Intercom elencou algumas dicas valiosas para quem pretende submeter às DTs dos regionais da Intercom. Confira:

  • - O artigo deve ser inédito, isto é, não pode ter sido apresentado em outro congresso nem publicado em alguma revista científica.
  • - O artigo deve ser submetido no modelo padrão da Intercom, que está disponível no Portal Intercom (clique no congresso regional de interesse e, em seguida, no link Chamada de trabalhos, que disponibiliza o template correspondendo para download). O modelo é autoexplicativo e bem fácil de ser seguido.
  • - As normas técnicas da ABNT devem ser seguidas, e o conteúdo deve atender às exigências acadêmicas de solidez teórica, relevância do tema e correção textual.
  • - É importante lembrar que o trabalho só pode ser submetido em formato PDF e pela plataforma da Intercom. Não existe outra forma de submissão.
  • - O conteúdo do artigo deve estar relacionado à ementa de uma das Divisões Temáticas. O link para as ementas está disponível na chamada de trabalhos de cada congresso regional no Portal Intercom.
  • - O artigo deverá conter inicialmente título, resumo e palavras-chave. O desenvolvimento do trabalho deve contemplar o referencial teórico e a metodologia de pesquisa empregada. Também deve haver uma conclusão e, ao final, as referências utilizadas no texto.
  • - O trabalho será avaliado por um comitê de especialistas de todo o país, que poderá solicitar revisões tanto na forma, quanto no conteúdo. Atender às solicitações dos pareceristas é importante para a qualificação do artigo.

Além das Divisões Temáticas, também estão abertas as submissões para Intercom Júnior (iniciação científica) e Expocom (pesquisa experimental).

LEIA TAMBÉM:

CONGRESSOS REGIONAIS INTERCOM: SUBMISSÕES A PARTIR DE 02/03

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br