REGIONAIS INTERCOM 2024: PRIMEIRAS CHAMADAS JÁ ESTÃO PUBLICADAS

25 de janeiro de 2024

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) acaba de publicar as três primeiras chamadas de trabalhos relativas a seus cinco congressos regionais de 2024: a chamada para proposição de Grupos de Trabalho (GTs) e a chamada para proposição de oficinas e workshops, cujo período de submissões será de 1º a 15 de fevereiro (para ambas); e a chamada geral de trabalhos, cujas submissões serão abertas em 29 de fevereiro, com prazo específico para cada regional. As chamadas estão publicadas na página dos congressos regionais no Portal Intercom.

“Essas três chamadas trazem informações importantes para as pessoas interessadas em participar dos congressos regionais da Intercom, que foram reformulados neste ano e estão com muitas novidades. A proposição de GTs é uma etapa inédita em nossos regionais, então é muito importante que os(as) proponentes conheçam bem as regras e o passo a passo de submissão. O mesmo vale para a proposição de oficinas e workshops, que agora tem regras padronizadas para os cinco congressos”, explica Ariane Pereira (Unicentro), vice-presidente da Intercom e coordenadora geral dos congressos regionais. “Já a chamada geral de trabalhos antecipa como será o processo de submissão, para que os(as) congressistas possam ir se preparando. Posteriormente, divulgaremos gradativamente as chamadas de trabalhos específicas – para GT, Fórum Ensicom, Jornadas de Extensão e Mostras de Oportunidades em Comunicação, além da versão 2024 do regulamento do Expocom”, completa.

Para conhecer as mudanças implementadas nos congressos regionais da Intercom, leia esta matéria do Jornal Intercom ou acesse a página dos congressos regionais no Portal Intercom.

Para se informar sobre os calendários e taxas dos regionais, confira esta matéria do Jornal Intercom ou acesse a página dos congressos regionais no Portal Intercom.

PASSO A PASSO PARA SUBMETER PROPOSTAS DE GTs:

1. Cadastre-se no Sistema Unificado Intercom: https://sistemas.intercom.org.br/
Se já tiver cadastro, vá para o passo seguinte.

2. Faça o login no Sistema Unificado Intercom.

3. Clique no cartão “Congressos Regionais – Inscrições e submissões”.

4. Escolha para qual congresso regional deseja submeter a proposta (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste ou Sul) e, em seguida, clique em “Cadastrar uma proposta de Grupo de Trabalho”. O formulário de submissão será aberto automaticamente.

5. Preencha o Formulário de Proposição de GT, que é composto por: título do GT; objetivos e temas de interesse (de 700 a 1.400 caracteres); de três a cinco palavras-chave; e dados dos(as) proponentes (nome, CPF, titulação e instituição).

Observações importantes:
● Podem propor GTs: doutores(as), doutorandos(as), mestres(as) e mestrandos(as).
● Cada proposta de GT deve ser assinada por dois(duas) pesquisadores(as).
● Não é necessário se inscrever no congresso para submeter proposta, e os(as) proponentes de GTs aceitos terão isenção da taxa.
● Os(as) proponentes serão responsáveis por analisar, via Sistema Unificado Intercom, as pesquisas recebidas, podendo aceitá-las ou recusá-las.
● Para funcionar, cada GT deve ter entre seis e oito trabalhos aprovados, de autores(as) de pelo menos três instituições de ensino diferentes e sendo pelo menos um de graduando(a), um de recém-graduado(a) ou especialista ou mestrando(a), e um de mestre(a) ou doutorando(a).

Veja a chamada completa.


PASSO A PASSO PARA SUBMETER PROPOSTAS DE OFICINAS E WORKSHOPS
1. Cadastre-se no Sistema Unificado Intercom: https://sistemas.intercom.org.br/
Se já tiver cadastro, vá para o passo seguinte.

2. Faça o login no Sistema Unificado Intercom.

3. Clique no cartão “Congressos Regionais – Inscrições e submissões”.

4. Escolha para qual congresso regional deseja submeter a proposta (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste ou Sul) e, em seguida, clique em “Cadastrar uma proposta de Workshop ou Oficina”. O formulário de submissão será aberto automaticamente.

5. Preencha o Formulário de Proposição de Workshop ou Oficina, que é composto por: título do workshop ou da oficina; objetivos e temas de interesse (de 700 a 1.400 caracteres); atividades a serem desenvolvidas; número de vagas ofertadas; recursos necessários para a realização/participação; duração; de três a cinco palavras-chave; e dados do(a) proponente (nome, CPF, titulação e instituição).

Observações importantes:
● Para propor oficina ou workshop, é necessário ser, no mínimo, graduado(a) em curso da área da Comunicação com experiência profissional mínima de três anos.
● Cada proposta de oficina ou workshop deve ser assinada por uma única pessoa.
● Não é necessário se inscrever no congresso para submeter proposta, e os(as) proponentes de oficinas e workshops aceitos terão isenção da taxa.


INFORMAÇÕES PRELIMINARES – CHAMADA DE TRABALHOS (GERAL)
Com a reformulação dos congressos regionais, cada um deles agora terá cinco frentes diferentes para submissão:
● Grupos de Trabalho (GTs): graduandos(as), recém-graduados(as), especialistas, mestres(as), mestrandos(as), doutorandos(as) e doutores(as) poderão submeter resumos expandidos de pesquisa científica para os GTs aceitos em cada regional. Os GTs substituem o Intercom Júnior e as Divisões Temáticas, de forma a propiciar espaços formativos e de troca entre pesquisadores(as) iniciantes e novatos(as).
● Jornada de Extensão: docentes poderão submeter relatos de experiência de ações desenvolvidas junto às comunidades de acordo com as diretrizes extensionistas, indicando os(as) discentes e colaboradores(as) como coautores(as). Trata-se de um novo espaço para o compartilhamento de experiências em extensão.
● Fórum Ensicom: docentes ou coordenadores(as) de cursos de graduação ou tecnológicos poderão submeter resumos expandidos ou relatos de experiência sobre ensino em Comunicação. Renovado, o Ensicom ganha cinco edições regionais por ano.
● Expocom: as instituições de ensino superior poderão indicar trabalhos experimentais desenvolvidos na graduação e seus respectivos alunos(as) líderes, que serão os responsáveis por submeter os trabalhos. Em breve, será divulgado o Regulamento atualizado.
● Mostra de Oportunidades em Comunicação: empresas poderão fazer contato diretamente com a coordenação dos congressos ou com as Diretorias Regionais da Intercom para expor seus produtos e serviços; já estudantes de graduação, mestrandos(as) e mestres(as) poderão encaminhar resumos sobre produtos e serviços desenvolvidos em cursos de graduação e mestrado profissional, via Sistema Unificado Intercom. Trata-se de um novo espaço para fomentar o mercado de comunicação em nível regional.

Cada uma dessas frentes terá uma chamada específica, a ser publicada em breve. Acompanhe os canais da Intercom e participe!

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