REVISTA DA USP PUBLICA CONFERÊNCIA DE EUGÊNIO BUCCI NO INTERCOM 2022

7 de dezembro de 2022

No dia 7 de setembro, Eugênio Bucci (ECA-USP) fez a conferência de abertura do 45º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, evento central do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022). Em cerca de uma hora e meia, o professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), coordenador acadêmico da Cátedra Oscar Sala (IEA-USP) e superintendente de Comunicação Social da USP tratou do tema central do evento, “Ciências da Comunicação contra a desinformação”: partindo dos conceitos de informação, fake news e desinformação, chegou à teoria da superindústria do imaginário (tema de seu último livro) para explicar os fenômenos comunicacionais que impactam todas as esferas da sociedade contemporânea.

A conferência está disponível no YouTube da Intercom e agora também pode ser lida na forma de artigo, publicado no recém-lançado volume 27, número 2 (2022) da Revista Comunicação e Educação, periódico semestral do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP.

O artigo começa com uma dedicatória: “Dedico esta conferência a dois nomes das Ciências da Comunicação que me motivaram no meu percurso acadêmico: José Marques de Melo, com quem aprendi em palestras e escritos, e Jeanne Marie Machado de Freitas, ela que preferia se situar no campo das Ciências da Linguagem, de quem fui aluno. Seja como alicerce, pano de fundo ou farol, as ideias dessas duas figuras singulares nos farão companhia aqui hoje”. Em seguida, o conteúdo é organizado didaticamente em tópicos que conduzem a linha de raciocínio do autor: 1. Sobre a informação; 2. A palavra que entrou no lugar da “verdade”; 3. O que é desinformação (com itens dedicados a fake news, democracia, fascismo, superindústria do imaginário e psicanálise).

A conclusão está no quarto tópico, em que Bucci sustenta três teses: “Na primeira, afirmo que a comunicação, diferentemente do que se viu no passado, ocupa hoje o centro do capitalismo e das estratégias do poder. É isso que favorece fortemente a desinformação generalizada e generalizante. Minha segunda tese propõe que o olhar se converteu em força de trabalho, o que nos ajuda a entender como opera o capitalismo, cujo centro é a comunicação. Na terceira tese, a ideia central é que os trabalhadores do olhar, os olhantes, foram escravizados pelo capital que fabrica o imaginário”.

Por fim, assim como fez na conferência em João Pessoa, Bucci ressalta a importância do trabalho desenvolvido por pesquisadores e pesquisadoras para combater a desinformação, reforçando a relevância do Intercom 2022. “Mais do que nunca, os estudos do nosso campo se fazem imprescindíveis. A teoria é vital. A palavra é vital. A enfermidade da democracia é a pane da comunicação na democracia. É disso que se trata. A civilização jamais dependeu tanto dos estudos críticos das Ciências da Comunicação como depende agora”, escreve.

Clique aqui para acessar o artigo “Ciências da Comunicação contra a desinformação” e boa leitura!

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br